• Carregando...
Novo shopping irá aumentar a circulação de veículos e pedestres na região
Novo shopping irá aumentar a circulação de veículos e pedestres na região| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

A inauguração do maior shopping de Curitiba nesta quarta-feira (5) deve complicar o trânsito no bairro Tarumã. O Jockey Plaza Shopping abrirá as portas em um ponto estratégico da Avenida Victor Ferreira do Amaral, na esquina com a Rua Konrad Adenauer, e irá intensificar ainda mais o trânsito na região. O empreendimento terá mais de 400 lojas e atenderá, além de moradores da região Leste de Curitiba, o público que vem de cidades de Região Metropolitana.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

As obras feitas pelo shopping - sob vistoria da prefeitura de Curitiba - no entorno para melhorar o trânsito incluíram a duplicação da Rua Konrad Adenauer e a construção de uma rotatória na esquina da mesma via com a Rua Paula Turkiewicz. Além disso, há também o acesso à Rua Fulvio José Alice, que ainda está em obras e deve ser inaugurado até o fim de junho. Também houve mudanças nos semáforos, que foram remanejados para três tempos por causa dos pedestres.

A região já é conhecida por ter um trânsito pesado. Além do movimento de motoristas que transitam entre as cidades de Pinhais e Piraquara pela Victor Ferreira do Amaral, o local marca uma das saídas dos bairros Bairro Alto e Capão da Imbuia, pelas ruas Konrad Adenauer e Professora Olga Blaster, respectivamente. Há também o movimento de universitários da UniBrasil, além do trânsito de pessoas que vão ao Cemitério Vertical e ao Detran-PR.

“Em um horário de pico, já é complicado, porque tem a faculdade. Com a inauguração do shopping vai ficar pior”, afirma Lourival de Jesus, que possui uma banca próxima à esquina há 35 anos.

Para adaptações ao trânsito neste tipo de empreendimento, os estabelecimentos passam por avaliações e análises de diversas secretarias para definir quais são as obras necessárias em cada caso. “Nós fazemos uma simulação e vemos quais pontos precisam de alterações”, explica Pedro Darci, diretor de Operações da Superintendência de Trânsito.

Nessas simulações, por exemplo, foram determinadas que as duas entradas e saída de veículos do shopping fossem colocadas na Rua Konrad Adenauer, para evitar possíveis congestionamentos na Victor Ferreira do Amaral. Os estudos também determinaram as obras as nessa via que vem Bairro Alto. “Previu-se que a maior concentração de trânsito vai se encontrar ali”, destaca. Entretanto, as simulações são feitas planejando dias comuns. “Ali era uma região que não tinha nada e, talvez, gere uma movimentação inesperada”, pontua o diretor do Setran.

Dentre os motoristas, a opinião varia dependendo de qual é o bairro de origem. Alguns que moram no Bairro Alto até enxergam o possível problema com bons olhos. “Vai ficar pesado pelo grande movimento que vai ter aqui, mas, para nós que moramos aqui, é um benefício, porque mostra o desenvolvimento do bairro”, destaca o missionário evangélico Natanael Souza Affonso.

Motoristas reclamam do trânsito na Rua Professora Olga Balster
Motoristas reclamam do trânsito na Rua Professora Olga Balster| Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Só que não são todos que veem como progresso a inauguração do centro de compras. Motoristas vindos do Capão da Imbuia ouvidos pela reportagem reclamam do trânsito na Rua Professora Olga Balster e afirmam que é difícil atravessar a Avenida Victor Ferreira do Amaral - o que não será resolvido com a inauguração do empreendimento. Para os veículos que saem da avenida, é preciso entrar na Nivaldo Braga, virar na 21 de junho e, em uma curva suave, acessar a Olga Blaster para cruzar a Victor Ferreira do Amaral. Só então é possível retornar para o Centro ou ir para o Bairro Alto - o que provoca trânsito intenso.

“Com as melhoras que fizeram na região irá fluir, mas aqui [para o lado do Capão da Imbuia], onde não foi feito melhoria nenhuma, vai ficar a mesma coisa de sempre”, relata o motorista de aplicativo, que também mora nas imediações, Gabriel Selestino.

O diretor da Setran explica que a Rua Professora Olga Balster não passou por revitalizações por ter planos futuros. “Temos um projeto de fazer um binário dela com a rua Nivaldo Braga, chegando até o Terminal do Capão da Imbuia. Como é um projeto da prefeitura e não tem muita relação com o shopping, não fizemos nada agora”, ressalta. O projeto do binário não tem previsão para ser executado.

Outro ponto da região que teve alterações por causa do shopping diz respeito à obra realizada no fim da Konrad Adenauer, na esquina com a Dante Angelote, que teve problemas por conta de desapropriações. O trecho já está quase pronto, segundo a prefeitura. “Nós realizamos a obra mesmo com a presença dos invasores na região. Assim que conseguirmos a saída deles, readequaremos para finalizar a obra”, esclarece Darci. Mesmo com os transtornos, a via está prevista para estar pronta até o fim deste mês.

| Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Segurança

Outro ponto positivo citado à reportagem foram as obras executadas na Rua Konrad Adenauer para a inauguração do shopping. “Eles melhoram muitas coisas por aqui, acredito que não prejudica muito o trânsito na região”, comenta o empresário Juliano Pietrobelli da Silva, que passa pelo local todos os dias.

Quem também aprova a chegada do shopping são os estudantes do UniBrasil. Eles esperam que melhore a segurança na região. “Eu saio da faculdade 22h30 e vou pegar o ônibus no tubo do Detran. Sempre foi muito escuro ali, sem movimento, bem isolado, não tinha segurança. Com o shopping, a iluminação melhorou muito e a segurança vai aumentar bastante”, conta a estudante de jornalismo do centro universitário, Marieli Prestes.

Com a previsão de trânsito ainda mais intenso na região, quem passa por ali todos os dias já pensa até em ter de fazer mudanças na rotina. “Vai ser um transtorno, não vai ter como passar de carro, só de bicicleta. Moro aqui perto, então, é o jeito”, planeja o funcionário do Jockey Clube, Joel Rocha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]