• Carregando...
Equipes da limpeza pública auxiliam na limpeza urbana higienizando upas e hospitais. Curitiba, 25/03/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Limpeza de UPA em Curitiba: pandemia vem se agravando na cidade.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

O crescimento de casos e mortes pela Covid-19 na capital paranaense se reflete na ocupação dos leitos de UTI. Apenas entre os casos confirmados para o novo coronavírus, são 125 pessoas internadas neste tipo de leito nessa segunda-feira (29), sendo 24 em ventilação mecânica. Ou seja, 33% a mais do que na última segunda (22), quando 94 pessoas com o SARS-CoV-2 estavam em terapia intensiva. Apenas na rede SUS, incluindo os casos suspeitos, são 194 leitos de UTI ocupados, segundo a secretaria estadual de Saúde, ou 82% do disponível no momento. Nos últimos sete dias, as mortes cresceram 27% e os casos, 57%.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O crescimento dos casos é acelerado e muito preocupante, como definiram a secretária de saúde Márcia Huçulak e a médica infectologista da prefeitura, Marion Burger em live nesta segunda. "Em três dias, de sábado para cá, foram 673 casos confirmados, nunca tivemos um número tão expressivo", disse Huçulak. Burger reforçou a preocupação: "Estamos em franca escalada, não só de número de casos como de mortes, só sábado e domingo foram 13 óbitos e hoje mais cinco. É realmente preocupante, pois óbitos são apenas a ponta da pirâmide", comentou.

Ambas ressaltaram o amplo aumento dos testes feitos nesse mês, com média diária em torno de mil, mas que eles só evidenciam doença. "Tem pessoas confundindo teste com vacina, não é. Não muda o curso da doença, existe um equívoco [de alguns] que é 'testa todo mundo e solta todo mundo'. Muito pelo contrário gente, esse momento é crítico e precisamos baixar a curva ascendente", explicou a secretária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]