• Carregando...
Somente neste mês de junho, 36 caixas controladoras foram roubadas em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Somente neste mês de junho, 36 caixas controladoras foram roubadas em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois das ondas de assaltos no transporte público, nas farmácias e por criminosos usando bicicletas, Curitiba está enfrentando uma nova série de crimes. Desta vez, trata-se do furto de caixas controladoras de semáforos — prática que só neste ano já gerou R$ 1,5 milhão em prejuízos para o município. Os crimes têm acontecido principalmente na Linha Verde, nos bairros Xaxim e Parolin, onde pelo menos seis cruzamentos encontram-se com semáforos desligados devido aos crimes.

Ao todo, desde o mês de janeiro, já são 123 cruzamentos prejudicados — 36 apenas neste mês de junho. Os dados são da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), que é responsável por fazer a manutenção do local após os roubos.

Além do prejuízo aos cofres públicos, esse tipo de ação gera também transtornos no tráfego, já que o sinaleiro acaba sendo desligado. Isso porque a caixa controladora é uma espécie de computador responsável pela programação dos aparelhos e sincronia com outros semáforos da cidade. “Cada vez que uma caixa dessas é danificada, nós precisamos abrir uma contratação de emergência para comprar uma nova. Isso leva pelo menos duas semanas, período em que o cruzamento funciona apenas com o auxílio de agentes de trânsito”, explica Guilherme Rangel, secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba.

O interesse dos criminosos em abrir a caixa está principalmente nos componentes de cobre, metal que é vendido ou trocado por pedras de crack. Todos os outros elementos da controladora, porém, são eliminados. Nas palavras de Rangel, o ganho do criminoso é muito menor do que o prejuízo do município: cada controladora custa cerca de R$ 25 mil.

Alvo dos ladrões são os fios de cobre usados nas caixas controladorasAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Para conter a atividade criminosa, o secretário afirma que a Guarda Municipal (GM) está atuando em parceria com a policias Civil e Militar, fazendo rondas na região da Linha Verde no período noturno - que é quando acontecem os furtos. Outra medida que está sendo iniciada é a alteração da posição das caixas. Cada vez que uma precisa ser substituída, a nova é colocada na parte superior do semáforo, para não ficar ao alcance das mãos. “Isso não era feito antes porque dificulta o acesso da equipe de manutenção à caixa, o que torna o trabalho mais lento. Mas agora passou a ser necessário”, lamenta Rangel. Além disso, estão sendo feitos estudos para implantar um alarme nas caixas que acione a GM automaticamente.

Desde o início do ano já foram feitas algumas prisões de “ladrões de semáforo”. Um casal foi preso em flagrante e um homem foi encontrado após investigações. O caminho agora, na opinião de Rangel, é chegar aos receptadores dos componentes de cobre para destrinchar as ações, que são uma novidade no mundo do crime da capital. “Tenho quase 10 anos como policial e nunca vi esse tipo de roubo acontecer. Mas o crime é sempre cíclico, os criminosos ficam procurando formas diferentes de atuar”.

Quanto aos locais de atuação, enquanto isso, o motivo da escolha dos cruzamentos na Linha Verde é simples. Tratam-se de regiões próximas das residências dos ladrões, conforme a secretaria. O cruzamento da BR-476 com Av. Marechal Floriano, no Parolin, por exemplo, foi danificado pelo crime de furto em seis ocasiões diferentes, contabiliza a Setran.

Ajude a denunciar os roubos

A melhor forma da população contribuir para acabar com esses roubos é denunciando atividades suspeitas nos semáforos da cidade. Isso pode ser feito ligando para o telefone 153, da GM, sempre que alguém não uniformizado estiver lidando com os aparelhos. Apenas agentes devidamente identificados da Setran têm permissão para interferirem nos semáforos - o que também pode ser percebido pela presença da viatura da superintendência na região.

O prefeito Rafael Greca (PMN), também chegou a pedir o apoio da população para ajudar a cuidar da cidade: “Estão roubando muita fiação, lâmpadas e agora estão roubando sinaleiros também. Estes equipamentos custam uma fortuna para o município. O povo deve denunciar os roubos ao 156 e à PM. O povo precisa nos ajudar a cuidar da cidade”, apelou.

Veja o endereço dos 6 cruzamentos com semáforos desligados devido aos furtos

1- Roberto Faria x Mj. Vicente de Castro

2- Mal. Floriano x Placido e Silva

3- 476 x Acesso Mal Floriano (LV)

4- Mal Floriano x Av. da república

5- Mal Floriano x Eduardo Polak

6- Omilio monteiro x Roberto Faria

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]