• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Roubos a turistas acendem o alerta sobre as condições de segurança no Parque Tanguá, em Curitiba. Na manhã de quarta-feira (4), por exemplo, um homem armado com uma faca levou os pertences de uma turista do Pará que caminhava na parte de baixo do parque. A turista paraense Karolliny Borssatto, 25 anos, conta que foi abordada no momento em que usava o celular para tirar uma foto do túnel, que fica no paredão do Tanguá. Depois da ação, o homem fugiu pelo mato.

Segundo ela, a abordagem aconteceu em uma ponte próxima da lanchonete do lago. “Desci por um dos acessos e até vi o cara do outro lado do rio. Ele estava estranho e apertei o passo até chegar no paredão de pedra em frente ao lago. Fazia vinte minutos que eu tinha chegado ao parque. Achei que estava segura porque vi pessoas à volta, mas estavam longe. O assalto aconteceu quando peguei o celular para tirar foto. O homem chegou e tentou puxar o celular. Segurou meus braços para tentar tirar. Quando não dei, mostrou uma faca. Fiquei assustada e entreguei””, explica a Karolliny. “O pessoal que estava ali me socorreu. Todo mundo viu ele me abordar, mas ninguém tinha condições de fazer muita coisa”, lamenta a turista, que procurou o posto da Guarda Municipal do Tanguá para registrar a ocorrência.

Leia mais: População espera até 17h para conseguir um novo RG em mutirão de Curitiba

Alguns comerciantes da região do parque, que preferiram não se identificar, disseram que os roubos costumam acontecer com frequência, sempre na parte de baixo do parque e sem um horário específico. Segundo eles, a maioria das vítimas é de mulheres. Eles dizem que as lojas não costumam ser alvo dos crimes, que se concentram nas pessoas que caminham pelo parque.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Apesar dos relatos, o comerciante Jefferson Luiz de Oliveira, 40 anos, defende que os roubos são casos isolados e que os cuidados com a segurança no local estão em primeiro lugar, tanto pela presença da GM quanto pela colaboração da vizinhança. “A Guarda Municipal faz rondas constantes. Eu e outros comerciantes também ficamos atentos para ajudar a proteger o parque. A falta de segurança está presente em todos os locais, não só aqui. É importante que todos tenham essa consciência para não espantar os visitantes”, diz. “A instalação de câmeras de monitoramento poderiam ajudar ainda mais a ronda dos guardas”, sugere o comerciante.

Segundo Oliveira, os roubos, quando acontecem, são realizados por pessoas que saem do meio do matagal. “Se tivesse câmera, daria para identificar essa movimentação incomum e os guardas poderiam agir mais rapidamente, antecipando e afastando os suspeitos”.

Veja também: Nova data: Curitiba ganha mais um binário nesta sexta-feira

Já quem utiliza o parque como meio de trabalho afirma que é preciso ter cuidado no local. A reportagem da Gazeta do Povo conversou com um fotógrafo, que aproveita a paisagem do Tanguá para fazer ensaios, e ele afirmou que há preocupação entre os colegas de profissão com a onda de roubos em todos os parques de Curitiba.

“No caso do Tanguá, por causa do posto da GM, é de costume pedir apoio aos guardas na hora de fotografar lá no lago. Há uma preocupação com a segurança, principalmente por causa dos equipamentos de fotografia que têm um alto investimento. Temos que nos prevenir”, explica, ele também não quis se identificar. Segundo o fotógrafo, os casos de roubos acontecem, geralmente, com pessoas que descem até o lago desacompanhadas. “Ouvi vários relatos sobre isso. Parou, por um tempo, e agora parece que esse tipo de coisa voltou a acontecer com uma certa frequência”, contou.

A reportagem também apurou, conforme relato da turista Karolliny Borssatto, que os fiscais da prefeitura que trabalham no Tanguá costumam alertar turistas para não irem até a parte de baixo do parque desacompanhados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que não há orientação para os fiscais agirem dessa forma, e que as questões relacionadas à segurança são tratadas com a Secretaria de Defesa Social.

Leia também: Saiba onde estão os mais de 200 radares de trânsito de Curitiba

O que diz a GM

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Guarda Municipal tem um módulo fixo no Parque Tanguá. Por isso, o primeiro atendimento para ocorrências de roubo acaba sendo feito pelos próprios guardas municipais, mas como o posto está localizado na parte de cima do parque, até que a pessoa roubada na parte de baixo chegue até ele para informar a ocorrência, o suspeito, geralmente, já fugiu e a realização de buscas se torna impraticável. Um outro porém é a dificuldade de registro, que não é de responsabilidade da GM. Mesmo que a vítima chegue até o posto, a orientação dos guardas é para que elas procurem uma delegacia ou companhia da Polícia Militar para fazer o boletim de ocorrência (B.O.).

Para minimizar o problema de segurança no local, segundo Secretaria Municipal da Defesa Social, a GM realiza rondas preventivas e ostensivas motorizadas e a pé em toda a extensão do Tanguá. A pasta também informou, em nota, que foram registradas 17 abordagens a pessoas suspeitas no parque, como parte do trabalho de prevenção. Também houve a detenção de infratores em dois registros de roubo no local. E que a orientação ao cidadão, em caso de emergência, é comunicar imediatamente a equipe da Guarda Municipal de plantão para que sejam feitas buscas pelos arredores e, se necessário, seja solicitado apoio de outras viaturas da região.

A prefeitura não informou o número de agentes lotados no posto da GM do Tanguá, no entanto, na tarde de quarta-feira, durante a reportagem, três motos realizavam a ronda. Comerciantes da região também informaram que costumam ver, diariamente, pelo menos cinco guardas trabalhando no posto.

O que diz a PM

Em contato com a Polícia Militar (PM) sobre o assunto, a informação foi de as ações preventivas de segurança são realizadas em toda cidade, com prioridades baseadas no monitoramento do mapa do crime. A PM ainda informou que as ocorrências dentro do Parque Tanguá são de responsabilidade da GM, mas as vítimas dos roubos também podem ligar para o 190 ou fazer um alerta para uma viatura que esteja patrulhando a região. Também foi ressaltado pela PM a importância de se fazer o B.O. para a definição de estratégias de policiamento ostensivo na capital.

Sobre o número de boletins de ocorrência relacionados ao Parque Tanguá, nesta quinta-feira (5) a Gazeta do Povo solicitou para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), por e-mail, um relatório roubos registrados nos últimos seis meses. Segundo a Sesp, o levantamento deve ficar pronto em até 15 dias.

325 anos de Curitiba

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

No domingo (8), no Parque Tanguá, a partir das 18h30, o prefeito Rafael Grega participa da Serenata de Curitiba, evento que estava marcado para acontecer no dia 25 de março e que foi adiado por causa da chuvas que caíram na capital. A Serenata faz parte das comemorações de aniversário dos 325 anos de Curitiba. Durante esta semana que antecede o evento, o Tanguá passa por revitalização, que inclui o desligamento da cascata do parque para manutenção - em janeiro de 2018, como noticiou a Gazeta do Povo, o túnel e a cascata do Tanguá também foram desativados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]