• Carregando...
Nova linha começaria a circular nesta segunda. Foto: Aniele Nascimento
Nova linha começaria a circular nesta segunda. Foto: Aniele Nascimento| Foto: Gazeta

A primeira linha do transporte coletivo que iria integrar os trechos Sul e Norte da Linha Verde, em Curitiba, teve sua implantação adiada pela Urbs neste sábado (13). Chamado de Fagundes Varela/Fanny, começaria a funcionar na segunda-feira (15). Esse é o segundo atraso na data de lançamento da linha, que inicialmente tinha sido prometida para o aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de março.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Segundo a Urbs, o adiamento ocorre devido a "problemas técnicos no raio de giro", detectados nos últimos testes antes do início da operação. Isso significa que, em alguns trechos específicos do trajeto, os ônibus não teriam espaço suficiente para fazer conversões, o que impossibilita a circulação dos veículos.

A prefeitura ainda não informou os detalhes sobre quais seriam os trechos sem o espaço necessário para as conversões. Tampouco há uma nova data para o início da operação ou possíveis soluções para o problema. A Urbs também não explicou se será necessário uma ampliação da rua ou a troca dos modelos dos ônibus utilizados.

Uma reunião para avaliar a situação e planejar uma nova data de lançamento está marcada para esta segunda-feira (15), entre técnicos da Ubrs, da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Segundo adiamento

A linha Fagundes Varela/Fanny era promessa do prefeito Rafael Greca (DEM) para o aniversário de Curitiba, mas acabou ficando no papel porque mudanças operacionais nas estações-tubo por onde a linha vai passar não foram concluídas a tempo.

O prefeito chegou a fazer uma declaração sobre o assunto no dia 6 de fevereiro, de dentro da estação-tubo Fagundes Varela, no Bairro Alto, que será o ponto principal da linha: "Este tubo, no aniversário de 326 anos de Curitiba, vai ficar pronto e a Linha Verde no seu canteiro central terá ônibus".

Trajeto e horários

Entre os pontos inicial e final, a linha Fagundes Varela/Fanny está programada para ter parada na estação Marechal Floriano, onde os passageiros poderão fazer integração com o expresso Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul e ligeirinho Fazenda Rio Grande. O projeto também prevê parada na estação-tubo Vila Olímpica, mas ela está fora do trajeto neste primeiro momento.

Até o adiamento, o plano era que a linha começasse a funcionar com horários de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, os ônibus estavam previstos para operar das 6h à meia-noite. A última viagem diária deveria da estação Fanny, às 23h40. No sábado, o horário estava previsto para ser das 6h às 14h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]