• Carregando...
Corpo de Bombeiros terá efetivo de 800 agentes na Operação Verão 2018. | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Corpo de Bombeiros terá efetivo de 800 agentes na Operação Verão 2018.| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

A Operação Verão 2018/2019 no litoral do Paraná terá 80 dias. A duração foi definida quinta-feira (18) em reunião entre a governadora Cida Borghetti e representantes de diversos órgãos estaduais, como Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sanepar, Copel e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), entre outros. O período oficial de temporada nas praias vai de 21 de dezembro de 2018 a 10 de março de 201.

Uma das novidades da temporada deste ano será o monitoramento das praias feito por drones tanto pela Polícia Militar, quanto pelo Corpo de Bombeiros. Os aparelhos que captam imagens aéreas ajudarão no planejamento onde houve grande concentração de público, bem como na prevenção de afogamentos, que aumentam consideravelmente na temporada.

“Com os drones vamos conseguir visualizar onde está a maior concentração de publico e também proteger os banhistas que acabam sendo levados pela arrebentação”, afirma o representante dos Bombeiros na operação, coronel Fábio Mariano de Oliveira. Assim como nas outras temporadas, tanto PM, quanto o Corpo de Bombeiros também contarão com o helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) tanto para resgates, quanto para o policiamento.

- Leia mais - Moradores pedem interdição do trapiche da Ilha do Mel e MP abre investiga descaso

Outra novidade anunciada pela governadora é que os servidores públicos que atuarão na Operação Verão, principalmente os policiais militares e bombeiros, receberão diárias cheias e terão liberdade para escolher os lugares onde ficarão hospedados. Nos últimos anos, as diárias haviam sido reduzidas, o que gerou muita reclamação dos servidores. Além disso, os efetivos de reforço da PM e do Corpo de Bombeiros ficavam hospedados nos quartéis ou em pousadas reservadas pelas próprias corporações.

“Com essa mudança, cada um vai poder escolher onde quer ficar. Apesar do impacto no orçamento, nossa atitude é responsável e humanizada, já que esses profissionais exercem um papel importantíssimo e precisam descansar em seus momentos de folga”, pontuou Cida Borghetti na reunião.

- Veja também - Corpo de Bombeiros tenta restaurar viaturas centenárias

Também foi anunciada na reunião da Operação Verão a aquisição de 70 novas viaturas para o Batalhão de Polícia Rodoviária da PM. Todas são caminhonetes Hilux e parte delas vão reforçar o policiamento na temporada.

Assim como na temporada passada, a Operação Verão terá o reforço de guarda-vidas civis contratados pelo Corpo de Bombeiros. Serão 40 guarda-vidas contratados para esta temporada. De acordo com o comando dos Bombeiros, a previsão é de que 800 profissionais da corporação atuem nas praias.

- Leia mais - Golfinhos raros e mais um leão-marinho aparecem no litoral do Paraná

Planejamento

Na reunião no Palácio Iguaçu, ficou determinado que até 26 de outubro todos os órgãos envolvidos deverão enviar ao coordenador da operação, o coronel Maurício Tortato, chefe da Casa Militar, o planejamento de atuação no litoral.

“Com esses documentos, vamos consolidar as informações, verificar quais foram as experiências exitosas do passado, definir efetivo de segurança pública e fazer aperfeiçoamentos, sempre buscando a excelência nos serviços prestados à população paranaense”, ressalta Tortato.

A Secretaria Estadual de Saúde já adiantou que vai reforçar as equipes médicas e de enfermagem nos hospitais dos municípios do litoral, bem como nos postos de saúde e nas ambulâncias do Samu. A pasta também vai reforçar o caixa das prefeituras para contratação de pessoal e compra de materiais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por IAP, vai manter a análise da qualidade das águas. O órgão também vai manter atividades educativas e de conscientização em quatro eixos: resgate de animais marinhos, conservação da flora, combate ao tráfico de animais e abandono de animais domésticos.

Já a Sanepar e a Copel vão reforçar a estrutura para atender moradores e veranistas. A empresa de saneamento também focará na limpeza das praias e em ações de educação ambiental, enquanto a Copel manterá o serviço de acesso à internet na orla.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]