• Carregando...
Equipe trabalha na dragagem do lago do Parque São Lourenço: objetivo é aumentar a captação de água da chuva para evitar enchente.
Foto: Valdecir Galor/prefeitura de Curitiba
Equipe trabalha na dragagem do lago do Parque São Lourenço: objetivo é aumentar a captação de água da chuva para evitar enchente. Foto: Valdecir Galor/prefeitura de Curitiba| Foto:

Para tentar evitar as enchentes, que desde 2017 voltaram a ser dor de cabeça em Curitiba a cada chuva mais forte, a prefeitura vai dragar os lagos de parques que fazem parte do sistema de contenção de cheias. O primeiro deles será o lago do Parque São Lourenço, onde as máquinas do sistema de dragagem começaram a operar nesta semana, com previsão de conclusão em cinco meses.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Na sequência, serão dragados os lagos dos parques Bacacheri, Bosque do Alemão, Barreirinha e Barigui. O valor a ser pago pela prefeitura à empresa que fará a dragagem dos lagos é de R$ 3 milhões.

Durante as dragagens, será retirado material orgânico do fundo dos lagos, como terra, folhas, galhos e areias. O objetivo é aumentar o potencial de captação de água da chuva dos lagos, ajudando assim a evitar enchentes.

A dragagem dos lagos deve melhorar a qualidade da água dos rios da cidade. Tanto que, no caso do São Lourenço, o serviço é uma das ações que fazem parte da revitalização da Bacia do Rio Belém, dentro do Programa Amigos dos Rios da prefeitura. O programa teve origem na aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e no novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]