• Carregando...
Sol e calor têm data para acabar nesta semana | Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo
Sol e calor têm data para acabar nesta semana| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

Depois de alguns dias gelados, Curitiba começa a semana com previsão do retorno do veranico que tomou conta deste inverno. A massa de ar polar que fez com que muita gente tirasse os casacos de dentro do armário se afasta do Paraná e permite um novo avanço das temperaturas. Com o tempo seco e sem a previsão de chuvas, é possível esperar até mesmo alguns dias de calor.

De acordo com o Instituto Simepar, a mínima em Curitiba já nesta segunda-feira (16) será de 17º C — ou seja, um cenário bem diferente daquele que vimos na última semana, quando os termômetros chegaram a marcar 1,1º C. “Esse é o comportamento normal da época, com períodos curtos de frio”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Leia também: Catedral de Curitiba instala grades para receber imagem da padroeira

Essa escalada do calor deve se estender por toda a semana, sendo o ápice justamente na segunda-feira. Ao longo dos próximos dias, a temperatura mínima chega a cair um pouco, ficando próximo aos 12º C entre quarta (18) e quinta-feira (19). Contudo, a máxima permanece entre 24º C e 25º C até a chegada do fim de semana.

Segundo Kneib, a maior alteração deve acontecer entre o sábado (21) e domingo (22), quando uma frente fria vai derrubar as temperaturas e trazer chuva para toda a região. “E, na retaguarda dessa chuva, vem uma nova onda ar frio. E, nesse caso, deve esfriar mesmo”, explica.

Veja também: Diagrama de corrente chinesa dá nova forma a canteiro no Centro Cívico

O retorno do frio

Embora a semana seja marcada pelo retorno do calor, a previsão é que ele não dure muito. Como o próprio especialista do Simepar aponta, a passagem da frente fria vem seguida por massa de ar polar que vai derrubar novamente as temperaturas em Curitiba e demais municípios da região Sul do país.

Só que, segundo a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, o frio que se aproxima não será tão intenso quanto aquele que vimos nos últimos dias. “Essa semana foi extremamente fria, com dias consecutivos com temperaturas abaixo dos 10º C e trouxe inclusive geada. Foi frio até mesmo para Curitiba”, explica. “A última grande onda de frio do ano deve acontecer só no comecinho de agosto”.

Essa queda menos acentuada na temperatura praticamente sepulta a possibilidade de neve para Curitiba neste ano. Isso porque, para a formação do fenômeno, é preciso de uma alta umidade do ar e a previsão dos próximos dias é justamente de um tempo mais seco em todo o Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]