• Carregando...
Imagem ilustrativa de como deve ser o Parcão de Pinhais
Imagem ilustrativa de como deve ser o Parcão de Pinhais| Foto: Divulgação / Prefeitura de Pinhais

Quem gosta de cachorro vai ganhar um novo espaço na Região Metropolitana de Curitiba para passear com seu melhor amigo. A prefeitura de Pinhais vai construir um parque com espaço exclusivo para a recreação de cães, conhecido como “Parcão”.  O espaço ficará dentro do projeto do Parque Linear, que está sendo feito nas margens do rio Atuba. A previsão é de que o novo espaço será inaugurado no segundo semestre deste ano.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

O local possui aproximadamente 10 mil metros quadrados e terá uma pista de agility (espaço para atividades físicas para os animais) cercada, para os cães poderem ficar solto. Além disso, o espaço será todo temático, com a presença de bancos em formato de osso.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente do município, Rosana Boeira Ilheu, o projeto é algo pensando há tempos. “Sempre se falava aqui em ter um espaço compartilhado para uso dos animais e agora esse local vai integrar o Parque Linear”, ressalta.

A ideia ganhou força após a inauguração do Parque das Águas, em novembro do ano passado, quando a população foi consultada sobre ir ao parque com animais de estimação, já que no Bosque Municipal a prática é proibida. “Fizemos uma enquete e vimos que a maior da população é a favor de ir ao parque com cachorros, então vimos que seria uma boa ter um espaço especial para isto”, explica Rosana.

A inspiração para a construção de um espaço temático veio da televisão norte-americana, com o reality show “O Sócio”. “No programa, um empresário investe em alguns projetos e vimos um que era de uma praça exclusiva para recreação de cachorros e pensamos em criar uma área assim aqui”, conta o diretor administrativo da Secretária do Meio Ambiente de Pinhais, Ramon Torres Zaleski. A intenção é "copiar" espaços que já existem nos Estados Unidos. “Pesquisamos e vimos que tem bastantes lugares como esse”, destaca.

Os acessórios do local serão feitos pela própria Secretária do Meio Ambiente em sua oficina. “Temos uma estrutura bem equipada, o que vai fazer com que a obra tenha um custo menor”, relata o diretor administrativo. Os bancos em forma de osso, por exemplo, já estão sendo construídos.

Além da novidade de ter um espaço para o nicho específico, a ideia é usar o local para fazer feira de adoções. “Nós já fazemos essa feira uma vez por mês e com a criação Parcão esperamos que se intensifique”, afirma Zaleski.

O parque ficará na Rodovia João Leopoldo Jacomel, s/n, na divisa de Pinhais com Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]