• Carregando...
Hóstia será oferecida dentro dos carros.
Hóstia será oferecida dentro dos carros.| Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

As celebrações religiosas da Semana Santa em Curitiba serão adaptadas para evitar aglomerações. Entre as novidades está a adoção do sistema drive thru, que permitirá que as pessoas possam receber a hóstia sagrada no Domingo de Páscoa (12), sem saírem de seus carros. Foram suprimidas as procissões, as Vias-Sacras e o Lava-Pés.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

Para os fiéis das igrejas católicas, as celebrações serão feitas pelas 140 igrejas matrizes da cidade. Na Sexta-Feira Santa (10), a Santa Cruz será colocada em frente às igrejas e os padres darão a bênção aos fiéis dentro dos seus veículos, obedecendo uma fila.

No Domingo de Páscoa as igrejas vão oferecer a comunhão, entre 8h e 12h, para famílias de até quatro pessoas por carro. Porém, é fundamental que os católicos verifiquem, por meio dos canais de comunicação das paróquias que frequentam, se haverá a distribuição da comunhão nos carros, uma vez que nem todas farão o ritual.

Ainda no domingo, ao meio-dia, os sinos das paróquias irão soar por quinze minutos em referência à ressurreição de Jesus Cristo. A benção dos alimentos, tradicional festividade para poloneses e ucranianos durante a Páscoa, também poderá ser feita na modalidade drive thru, nas igrejas destas comunidades.

Os padres que vão participar das celebrações irão usar máscaras-escudo sobre o rosto, terão álcool em gel para passar nas mãos e não deverão tocar nas pessoas ao entregar a hóstia. Aos fiéis será oferecido o álcool gel antes da recepção da hóstia. As medidas devem evitar aglomerações dentro das igrejas e a aproximação física dos fiéis.

A Arquidiocese de Curitiba está incentivando os fiéis a permanecerem em casa, assistirem às missas pela internet. Na capital paranaense, as missas já não estão ocorrendo de forma presencial desde o dia 19 de março. Neste período, as paróquias estão transmitindo as cerimônias religiosas em suas páginas no Facebook.

As celebrações do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, conduzidas pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, não terão a presença de público, mas poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Arquidiocese de Curitiba.

Os horários das celebrações online serão:

Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz
Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal
Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]