• Carregando...
Novos postes do Passeio Público são mais altos e com lâmpadas mais potentes.
Novos postes do Passeio Público são mais altos e com lâmpadas mais potentes.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

O Passeio Público terá postes maiores e com iluminação mais potente e econômica para ajudar a segurança. O número de postes vai mais do que dobrar no parque mais antigo da cidade: de 45 para 123.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

Pelo Facebook, o prefeito Rafael Greca (DEM) anunciou que a nova iluminação deve ser entregue dia 24 de novembro, na abertura da comemoração de Natal, quando o movimento de frequentadores aumenta. Dentro da programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, o Passeio Público terá um carrosel.

Os novos postes terão agora 5 m de altura e lâmpada LED, mais potentes que as comuns. A nova iluminação também vai diminuir em até 70% a conta de energia elétrica, além de resgatar a decoração antiga do parque.

Novos postes do Passeio Público serão mais altos do que os atuais.
Novos postes do Passeio Público serão mais altos do que os atuais.| Aniele Nascimento / Gazeta

“O modelo do poste serve também para resgatar a história do local, com desenho projetado para buscar as origens do Passeio Público, com seu estilo Belle Époque”, conta o diretor do departamento Municipal de Obras Públicas, Tony Malheiros.

Em termos de segurança, Malheiros enfatiza que a iluminação é um dos principais pilares da segurança pública - há anos o Passeio Público sofre com a marginalidade, em especial o tráfico de drogas. “A iluminação mais potente contribui porque dá a sensação de andar ou trafegar de maneira segura”, explica Malheiros.

Hoje, cada poste tem duas lâmpadas de 250 ww. Com as lâmpadas de LED, será apenas uma que consome menos do que a metade das atuaias 55 ww por poste.

Luzes no entorno 

Além da iluminação no interior no parque, o entorno do também teve os postes renovados. Em setembro, 16 novos postes foram instalados com lâmpadas LED na calçada da Rua Luiz Leão, em um trecho de quase 500 metros do lado de fora do parque.

“Aquele é um local de alta circulação e estava carecendo de uma boa iluminação”, relata Malheiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]