• Carregando...
O espaço foi reaberto nesta quarta-feira (11) como sede do Grupamento de Motos da Guarda Municipal | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O espaço foi reaberto nesta quarta-feira (11) como sede do Grupamento de Motos da Guarda Municipal| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de frequentadores e vizinhos do Passeio Público, no Centro de Curitiba, reclamarem da falta de segurança no parque, a Guarda Municipal passou a atuar de forma fixa no local, 24 horas por dia. Para isso, a GM reformou o módulo já existente no parque - que ficou vazio de março a junho após a Polícia Militar ser transferida para a nova sede na Praça Santos Dumont, também no Centro. O espaço foi reaberto nesta quarta-feira (11) para atender o Grupamento de Motos da Guarda Municipal.

De acordo com Odgar Nunes Cardoso, diretor da GM, esse grupamento estava em um módulo provisório na Praça Plinio Tourinho, no bairro Rebouças, localização que dificultava o trabalho dos guardas. “Agora, no Passeio Público, será mais fácil para eles realizarem o patrulhamento nos prédios públicos e praças do Centro, Centro Cívico e Batel”, informou.

Leia também: Polícia prende quadrilha de batedores de carteira que atuava nas praças do Centro

A mudança do efetivo e das dez motos que integram o grupo ocorreu após a conclusão da pintura e conserto do mobiliário do módulo. Com isso, além do atendimento mais rápido à região central, o parque ainda recebeu uma equipe específica para atender os frequentadores. “Agora temos oito guardas, divididos em turnos, para fazer esse patrulhamento no Passeio Público”, informou Cardoso.

Guardas passarão a realizar o patrulhamento interno no Passeio Público para evitar ações de vandalismoAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Essa equipe começou a atuar no Passeio no dia 3 de julho e já conseguiu retirar usuários de drogas e moradores de rua que dormiam no local. Segundo um funcionário do parque, que preferiu não se identificar, esses usuários ficavam no prédio do aquário após o fechamento, deteriorando a estrutura e trazendo medo à região. “Como o lago embaixo desse espaço estava seco [o lago estava sendo reformado, por isso estava sem água], eles se escondiam ali dentro e faziam de tudo. Sem contar que deixavam a maior sujeira e ainda brigavam com a gente”, reclamou.

Veja também: Policiais do Bope doam sangue em Curitiba

Para resolver o problema, a Guarda Municipal contou com o apoio da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), que aborda pessoas que passam a noite no parque e oferece a elas atendimento em local adequado. “Muitas estavam morando no Passeio Público e agora são resgatadas”, afirmou o diretor da GM.

A Gazeta do Povo solicitou à FAS o número de atendimentos realizados desde o início da ação, mas não recebeu retorno.

Ambulantes

Ainda segundo Cardoso, os guardas também têm retirado do Passeio Público vendedores ambulantes que não possuem autorização para atuar ali e procuram evitar ações de vandalismo em toda a área do parque. “Estamos orientando os usuários para que cuidem do patrimônio e ficamos atentos para flagrar ações de vandalismo ou crimes”, pontua.

Para isso, a GM tem parceria com a Polícia Militar e conta com o apoio da população informando a equipe pessoalmente a respeito de pessoas suspeitas no local ou realizando a denúncia pelo telefone 153. “Lembrando que o Passeio Público funciona das 6h às 20h, mas nossa equipe estará de plantão sempre nas 24 horas do dia”, afirmou o diretor.

Equipes fixas da Guarda Municipal também atuam na Praça Tiradentes, Largo da Ordem e na Praça Osório desde o dia 5 de julho.

Outras ações no Passeio Público

Segundo a prefeitura, a presença da Guarda Municipal não é a única melhoria do Passeio Público. Além do aumento da segurança para os frequentadores, o local recebeu a impermeabilização dos lagos e a recuperação dos banheiros públicos, que sofreram atos de vandalismo nos últimos meses nas portas e componentes metálicos.

O trabalho no principal lago do parque já foi concluído e o segundo começou a ser esvaziado esta semana para receber as intervenções. No primeiro, foram identificados e consertados mais de 30 pontos de vazamento. Já as obras nos sanitários seguem até 20 de julho para troca e reforço das portas, torneiras, registros e espelhos. Nesse período, a prefeitura informa que os banheiros podem passar por interdições pontuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]