• Carregando...
Com apenas 15 anos, Estefan Iatcekiw vai estudar piano em um dos maiores conservatórios do mundo
Com apenas 15 anos, Estefan Iatcekiw vai estudar piano em um dos maiores conservatórios do mundo| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O curitibano Estefan Iatcekiw tem apenas 15 anos, mas o talento ao piano já chama a atenção, ao ponto de ser reconhecido internacionalmente. Estefan irá estudar piano no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na Rússia. “Jovens da minha idade jogam videogame e fazem o que está na moda. Eu sou feliz porque faço o que eu amo, que é música”, conta o pianista.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Quem se assusta com a pouca idade nem imagina que, aos cinco anos, Estefan se apresentou em um concerto para mais de 500 pessoas. Foi assim que o jovem pianista começou sua carreira. Ao contrário de ganhar uma bicicleta de aniversário, como era a primeira opção da mãe, a vendedora Josiane Vergara Alanis, o menino pediu um piano. “Eu estou precisando de um piano”, disse Estefan contestando a decisão da mãe sobre a bicicleta. Como não tinha condições financeiras para comprar o instrumento, Josiane deu-lhe um teclado. A mãe não perdeu tempo e foi atrás de aulas particulares para o filho.

Habilidade do jovem impressionou professores e vai levá-lo até Moscou
Habilidade do jovem impressionou professores e vai levá-lo até Moscou| Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Completado dois anos de aulas particulares, o menino decidiu, por conta, que precisava trocar de professor. Ele notou que sua mão esquerda não estava mais acompanhando a direita e isso o prejudicaria no momento de tocar. Já aos 9 anos, o próprio professor percebeu a evolução de Estefan e indicou que outra pessoa desse aulas a ele. Foi então que o jovem conheceu Olga Kiun. A professora de música clássica não aceitava crianças como alunos. “Depois de muito tempo dando aula percebi que perdi o interesse em dar aula para crianças. Eu não tinha paciência para ensinar tudo desde o início”, conta a professora. No entanto, o jovem se destacou. “Professor sabe. Quando vi o Estefan tocar, soube que ele era especial”, ressalta Kiun.

O problema é que as aulas particulares iam além do orçamento da família. Para economizar, a mãe e o menino iam três vezes por semana andando do bairro Hauer até a Praça Rui Barbosa — um trajeto de quase seis quilômetros apenas de ida — para economizar o preço da passagem do ônibus. “Nós viemos de família simples. Nunca foi fácil e por isso Estefan dá muito valor ao que ele conquistou”, conta a mãe.

  • Josiane e Estefan vão juntos para a Rússia para viver o sonho do jovem pianista
  • Josiane e Estefan vão juntos para a Rússia para viver o sonho do jovem pianista
  • Primeira apresentação do garoto para uma plateia foi aos cinco anos de idade

De conquistas o jovem pianista está cheio. E não só no ramo musical. Com a pouca idade que tem, o garoto já completou o ensino médio (através de um exame que provou sua capacidade), aprendeu inglês por conta e está praticando a língua russa sozinho.

Rumo a Moscou

Falta pouco para a viagem a Moscou. Em agosto, o pianista mirim está indo para Rússia somente com passagem para ida. Para a mãe, que embarca junto, é uma mudança e tanto. “Estou apreensiva, é uma vida que construí aqui. Mas sei que o sonho de Estefan é muito grande e que tudo dará certo”, confia. E essa não é a primeira vez que Josiane muda de vida em prol da carreira do filho: ela deixou a profissão de vendedora para trabalhar como produtora do jovem pianista.

Na Rússia, Estefan passará por um curso preparatório no conservatório em Moscou, onde vai aprimorar o russo e passará por mais aulas de piano. Ao fim do curso extensivo, fará uma prova. Se aprovado, vai cursar por cinco anos o curso de bacharelado em piano no Conservatório Tchaikovsky.

Despedida

Antes de embarcar para a jornada russa, o pianista fará apresentações antes de viajar. No dia 13 de junho, o aluno e a professora Olga tocam junto no Teatro Guaíra, às 20h.

Já no dia 11 de julho, o espetáculo será no Teatro Positivo - Grande Auditório, também às 20h. Os ingressos custam R$ 80 e podem ser adquiridos pelo site ou quiosques do Disk Ingressos.

E por último, o jovem pianista se apresenta novamente no Teatro Guaíra, no dia 11 de agosto, às 10h30. A apresentação será marcada pela presença da Orquestra Sinfônica do Paraná tocando o 3º Concerto do compositor Serguei Rachmaninoff. Os ingressos ainda não estão à venda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]