• Carregando...
 | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Apesar do alerta do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quem passa por ruas e rodovias de Curitiba tem visto algumas pessoas vendendo pinhão antes da data permitida, dia 1.º de abril. A prática é ilegal e, por falta de conhecimento, algumas compram o produto e acabam incentivando o crime.

Segundo as normas ambientais, a pessoa que for flagrada vendendo, transportando ou armazenando pinhão antes da data está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

Leia também: Bar usa placa de trânsito para oferecer bebida em Curitiba

Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe em qualquer data o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde, provocando problemas digestivos e até mesmo intoxicação.

Durval Ramos/Gazeta do Povo

Denúncias

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e outras infrações ambientais podem ser feitas por meio do link Fale Conosco no site do IAP ou diretamente nos Escritórios Regionais do órgão ou na Polícia Ambiental.

“A participação da sociedade denunciando, e principalmente não comprando pinhão antes da data permitida, assim como pinhas verdes, é muito importante para garantir a perpetuidade das araucárias”, disse o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

Durval Ramos/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]