i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Consumo eficiente

Após hidrelétrica no Barigui, Curitiba ganha placas de energia solar no prédio da prefeitura

  • PorGazeta do Povo
  • 15/05/2019 20:20
Equipes instalam painéis de energia solar no prédio da prefeitura de Curitiba.
Equipes instalam painéis de energia solar no prédio da prefeitura de Curitiba.| Foto: Isabella Mayer/SMCS

A partir de junho, parte da energia consumida no prédio principal da prefeitura de Curitiba, o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, será gerada por 440 painéis solares vindos da China. As placas começaram a ser instaladas nesta semana e, segundo a administração municipal, devem ajudar a economizar de R$ 180 mil por ano em contas de luz.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

A adesão aos painéis fotovoltaicos faz parte de uma iniciativa da prefeitura para tornar o sistema de energia dos espaços públicos de Curitiba mais eficiente. No pacote ainda está prevista a substituição das atuais lâmpadas do imóvel por lâmpadas de LED, que são consideradas mais potentes e econômicas, além da construção de centrais geradoras nos parques da cidade.

Depois da construção de uma central geradora hidrelétrica no Parque Barigui, que deve entrar em operação no segundo semestre do ano, a prefeitura comunicou na semana passada que pretende ampliar a instalação de hidrelétricas como essa em outros parques do município.

O Parque São Lourenço será o próximo da lista a receber a iniciativa, cujo objetivo é diminuir gastos públicos e criar mecanismos de energias sustentáveis.

Energia solar em Curitiba?

Mas vale a pena investir em energia solar em Curitiba, uma das capitais mais cinzas (se não a mais) do Brasil? Segundo especialistas, vale.

A lógica é que em locais como Curitiba, onde os dias são mais frios e úmidos, os sistemas das placas fotovoltaicas trabalham na condição ideal de temperatura e tendem a ficar mais limpos, sem camadas de pó que costumam acumular em regiões mais secas e que acabam comprometendo o desempenho ou a durabilidade dos módulos.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rogerio

    ± 0 minutos

    Absurdo!! Vários bairros em Curitiba sem infraestrutura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 horas

      Ótima iniciativa da Prefeitura. Mas, seria bom sabermos em quanto tempo há o retorno do investimento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.