• Carregando...
Curitiba pode ter alcançado o platô de casos da Covid-19
Curitiba pode ter alcançado o platô de casos da Covid-19| Foto: Gerson klaina / Tribuna do Paraná

A análise dos números da pandemia de coronavírus aponta que Curitiba pode estar chegando ao platô da doença – quando o volume de casos se estabiliza: os casos nem aumentam, nem apresentam queda. A avaliação foi feita pela secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, na live em que comentou o boletim epidemiológico de sexta-feira (31).

Nesse dia, a cidade registrou ao triste recorde de 24 mortes. O número reforça que a população não pode relaxar das medidas preventivas, como o distanciamento e o uso de máscara e, se possível, deve manter o isolamento social.

A capital paranaense apresentou duas semanas de estabilização nos casos. Mas a secretária alerta que ainda é preciso acompanhar mais uma semana dos números para se ter certeza de que a cidade alcançou o platô. O volume de casos tem se mostrado estável desde a mudança do alerta em Curitiba para bandeira laranja, no dia 13 de junho.

“Essa semana parece que a gente chegou num platô, numa estabilização, porque o número de casos não foi acima do que foi ma semana passada. A curva se manteve muito próxima dos casos que nós tivemos na semana passada”, explicou Márcia Huçulak.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de casos na semana anterior girou em torno de 3.300. Nesta semana, o números da secretaria apontam 2.902 registros de infectados por coronavírus. Já o número de mortos nesta semana foi 104, sendo que na semana anterior 121 pessoas perderam a vida por covid-19.

Cuidados seguem

Apesar de os números estarem melhorando, Márcia Huçulak enfatiza que não é momento para a população baixar a guarda nos cuidados para prevenir o contágio. “A gente acredita que estamos chegando no platô. Mas isso não significa que as pessoas possam sair comemorando. Precisamos do apoio de todos para que o número de casos desça. O momento é de muita atenção para que a gente estabilize esses quadros e possa ter uma curva de descida”, acrescentou a secretária.

Outro ponto importante destacado na live da SMS foi de que o platô significa estabilização dentro da curva, mas que Curitiba se apresenta no nível máximo. Não é uma estabilização para baixo. “De forma nenhuma quer dizer que nossa situação é tranquila”, ressaltou na live a médica Marion Burger, infectologista da prefeitura.

Ainda de acordo com Marion, o alerta laranja segue valendo e a população precisa respeitar as regras sanitárias de combate ao coronavírus e manter o isolamento social. “Tais medidas precisam continuar. Aqueles com sintomas e diagnóstico positivo precisam ficar isolados, seus contatos também, para que não transmitam a outras pessoas”, finalizou.

Bandeira laranja 

Curitiba registrou mais um triste recorde nesta sexta-feira, com a confirmação de 24 novas mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Ao todo, 548 habitantes da capital perderam a batalha para a doença e foram a óbito. Além das vítimas fatais, mais 699 pessoas testaram positivo, o que fez subir para quase 20 mil o total de infectados, com exatos 19.326 casos confirmados da Covid-19 na cidade, desde o mês de março.

Curitiba segue em bandeira laranja do protocolo de combate ao coronavírus, pela análise que leva em consideração outros critérios, além do número de mortes e de casos confirmados da Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]