• Carregando...
Doze pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (12) | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Doze pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (12)| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Doze pessoas foram presas durante uma ação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (12) em Curitiba para impedir a ação de punguistas — criminosos que agem em meio à multidão para fazer pequenos furtos sem que as vítimas percebessem a ação, como batedores de carteira. Eles agiam principalmente no Centro e a polícia suspeita é que eles atacavam uma média de 10 pessoas por dia.

Vídeo: Imagens mostram os assaltantes atacando pessoas no Centro de Curitiba

A operação foi batizada de Tiradentes justamente porque o grupo agia nas praças da região central, sobretudo a Tiradentes e Carlos Gomes. Ao todo, 50 policiais da Divisão Policial da Capital (DPCap) participaram da ação, além de agentes da Guarda Municipal e soldados da Polícia Militar. Além das prisões, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros Boqueirão, Xaxim, Bairro Alto, Cidade Industrial, Centro e Região Metropolitana de Curitiba (Pinhais e Almirante Tamandaré).

Veja também: Mulheres e crianças escapam de carro incendiado no Bigorrilho

De acordo com a polícia, os presos são suspeitos atuava há mais de um ano na região. “Após a escolha da vítima, eles utilizavam força física, o conhecido ‘cavalo louco’, para que os demais integrantes da quadrilha pudessem simular que estavam ajudando a pessoa lesada, porém sem saber ela estava sendo furtada”, explica o delegado responsável pela ação, Cassiano Alfiero. “Naquele momento, sem a vítima sentir, ela perdia todos os seus pertences pessoais, como carteiras, celulares e dinheiro”.

As investigações começaram há cerca de um mês após a prisão de outros três indivíduos, que ajudaram a polícia a identificar os outros membros do grupo. De acordo com o delegado, a atuação da quadrilha já estava nos radares da polícia, mas foi a apreensão do trio inicial que ajudou as equipes a chegarem aos demais envolvidos.

Todos os suspeitos foram autuados pelos crimes de furto, roubo e associação criminosa. A maior parte já possuía passagem policial por crimes contra o patrimônio (furto e roubo). Na residência dos envolvidos, as equipes apreenderam vários celulares, além de um simulacro de arma de fogo. Os celulares serão periciados para localizar ainda os receptadores dos objetos levados pelo bando.

Veja um vídeo da atuação dos assaltantes:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]