• Carregando...
Trinta dos 42 médicos a serem contratados vão atuar nas UPAs de Curitiba.
Trinta dos 42 médicos a serem contratados vão atuar nas UPAs de Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Por causa do frio do inverno, 42 médicos vão ser contratados para reforçar o atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades básicas de saúde, os postinhos, de Curitiba. No total, 30 médicos vão atuar nas UPAs: 12 pediatras e 18 clínicos. Os outros 12 vão atender nos postinhos. As contratações serão finalizadas até sexta-feira (14).

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Os médicos serão contratados por processo seletivo simplificado da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Faes), órgão da administração indireta da prefeitura. Esses profissionais serão contratados em caráter temporário, por seis meses, com a possibilidade de prorrogação por mais seis.

A contratação ocorre por causa do aumento dos atendimentos nesta época do ano, principalmente de casos de crianças por problemas respiratórios em decorrência do frio. Neste ano, a Feaes já realizou a contratação de outros nove pediatras para as UPAs.

Problemas pediátricos

Em maio, o Hospital Pequeno Príncipe chegou a fechar a emergência pediátrica por excesso de procura. O caso evidenciou uma crise no sistema em Curitiba.

Além do reforço de atendimento nas UPAs e unidades básicas de saúde, a situação deve ser minimizada com a abertura de uma nova ala pediátrica no Hospital Evangélico Mackenzie, com 100 leitos, que será inaugurada ao público na próxima segunda (17).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]