• Carregando...
| Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto:

A chegada do frio a Curitiba veio acompanhada de muitas piadas e memes sobre a relação da cidade com as baixas temperaturas. Nas redes sociais, basta o morador de qualquer outro estado brasileiro reclamar que começou a esfriar para que apareça um curitibano para dizer que gelado mesmo é na terra das araucárias. Uma brincadeira tão recorrente quanto verdadeira. Mas você sabe por quê?

Na verdade, há mais de uma razão que justifica por que Curitiba é a capital mais fria do país. A primeira é justamente a sua localização, já que a distância dos trópicos faz com que a incidência de raios solares seja menor nesta época do ano. Como estamos nos aproximando do inverno, a inclinação da Terra deixa toda a região Sul mais distante do Sol, o que dificulta seu aquecimento.

É por isso que os curitibanos veem menos dias ensolarados do que quem vive em Fortaleza ou Natal, por exemplo. Como os estados do Nordeste estão exatamente sobre os trópicos e muito próximos da Linha do Equador, o Sol incide com muito mais regularidade — o que justifica o calor em pleno inverno. Como Curitiba fica bem mais longe, temos menos sol e, por consequência, muito mais frio.

A altura do frio

Só que essa não é a única razão. Se fosse apenas a distância dos trópicos, Florianópolis e Porto Alegre seriam ainda mais geladas. E é aí que o a sua posição e o relevo passam a influenciar. A altitude de Curitiba e o fato de estarmos muito perto das praias também explicam por que a cidade é ainda mais fria que a capital gaúcha, que fica bem mais ao Sul do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fato de estarmos próximos ao mar e a predominância do vento do Quadrante Leste trazem umidade do oceano, o que aumenta a nebulosidade. Mais nuvens no céu também significa menos sol durante o dia — ou seja, mais frio.

A altitude de Curitiba também explica essa friaca que rotineiramente se instala sobre a região. Embora, em teoria, quanto mais perto dos polos o frio aumente, Porto Alegre está praticamente ao mesmo nível do mar, o que também influencia no clima local. Já a capital paranaense fica a uma altitude de 945 metros, o que por si só já torna tudo bem mais gelado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]