• Carregando...
 | Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo/Arquivo

Já virou rotina: todos os dias, uma mensagem de texto da Defesa Civil do Paraná chega ao seu celular com alerta de chuvas intensas, raios e até vendavais e granizo — o que nem sempre se concretiza. Disponibilizado em todo o estado como uma forma de antecipar tempestades e diminuir o risco de acidentes, o serviço emitiu 33 alertas em apenas um mês, sendo que muitos deles não justificaram o alarde criado.

Então por que você continua a receber o comunicado quase que diariamente? De acordo com o subchefe da coordenadoria executiva de Defesa Civil, major Antônio Hiller, os alertas têm validade de três horas e, dessa forma, pode ser que variações na atmosfera dissipem o temporal que se anunciava. “O processo leva alguns minutos até que o alerta esteja no celular cadastrado. Por isso pode acontecer de o usuário receber a informação via SMS, mas o evento meteorológico já ter se deslocado para outra região”, explica o major.

Leia também: Alagamentos no Água Verde causam estragos em prédios, comércios e até no cemitério

Essa demora acontece por causa de todo o caminho que a informação precisa percorrer até chegar ao seu celular. O processo começa com a emissão das previsões meteorológicas do Simepar, que considera o mapeamento das áreas de risco. Em seguida, a Defesa Civil complementa essas informações com dados do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) para, somente aí, elaborar o alerta.

A partir disso, a mensagem é encaminhada para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília, que dispara as mensagens. “O SMS é a ponta final do trabalho contínuo de monitoramento, é o contato direto com a população para que possa se preparar”, destaca o major.

Ainda assim, segundo ele, os comunicados são confiáveis e devem ser levados a sério pela população — mesmo com a frequência das mensagens.

Leia também: Corpo de motorista levado pela enxurrada é encontrado nos fundos de condomínio

Como se cadastrar

Lançado no último mês de dezembro para todas as cidades do Paraná, o serviço de alertas de eventos meteorológicos da Defesa Civil é gratuito. Para receber as mensagens, basta a pessoas enviar uma mensagem de texto informando o seu CEP para o número 40199.

De acordo com Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do estado, já são 330 mil números cadastrados até agora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]