• Carregando...
Biblioteca no posto teve o giro de 800 livros em seis meses
Biblioteca no posto teve o giro de 800 livros em seis meses| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Quem passar para abastecer o veículo no Auto Posto Vicente Machado, na Rua Brigadeiro Franco, no Centro de Curitiba, irá se deparar com uma estante com mais de 50 livros para empréstimo gratuito ou doação. Os títulos variam, já que vieram de doações, e têm o objetivo de promover a leitura dos livros que estavam encostados dentro de residências. O espaço funciona dentro da loja de conveniências.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A ideia de criar a biblioteca foi do proprietário do estabelecimento, Luiz Antonio Teixeira, de 52 anos. “Eu tinha uns livros lá em casa e percebi que, depois de ler uma ou duas vezes, só ficariam parados na estante. Por isso, vi que outras pessoas poderiam aproveitar também aquele conteúdo e decidi colocar no posto”, conta Luiz.

Atualmente, a estante conta com uma média de 50 a 80 exemplares. Os clientes e funcionários do local têm liberdade de devolver ou não os livros. “Não temos controle e não obrigamos a pessoa a devolver. A única coisa que pedimos é que as pessoas doem também, porque se não ficamos sem opções na estante”, explica o proprietário.

Completando quase seis meses da criação, já passaram pela biblioteca aproximadamente 800 livros. Apesar de não ter um número exato, Luiz diz que, por dia, saem e entram 15 livros. “Esse giro é automático e o número varia muito de acordo com o dia. No fim de semana, por exemplo, tem muito jovem que frequenta o posto e aproveita para levar um livro”, relata.

Dentro dos exemplares, o proprietário carimba uma frase dizendo que o livro é disponibilizado gratuitamente. No carimbo, ainda há o pedido de que caso o cliente consiga devolvê-lo, os futuros leitores agradecem.

Apesar de não ter um registro, Luiz percebeu que o público que mais faz uso dos livros é composto pelos motoristas de aplicativo e pessoas que trabalham nas redondezas. “A minha ideia é que os clientes desfrutem daquilo. Estou tentando estimular a leitura”, destaca.

  • Biblioteca fica dentro da loja de conveniência do posto. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
  • Luiz Teixeira, proprietário do posto de combustíveis. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
  • Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
  • Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Doações

Quando começou, o empresário pegou livros do próprio acervo e aproveitou o grupo do Whatsapp do condomínio, onde é síndico, para pedir mais doações. “Eles abraçaram a ideia e doaram muitos exemplares, consegui quase 300”, lembra.

Antes do giro ser automático, o proprietário teve que correr atrás de mais doações, para que a estante continuasse cheia. Atualmente, Luiz não tem enfrentado esse problema e acredita que os clientes entenderam o objetivo da ação.

Quem quiser doar um livro ou pegar algum exemplar para ler, basta ir até o Auto Posto Vicente Machado. O estabelecimento fica no cruzamento das ruas Vicente Machado e Brigadeiro Franco, no Centro de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]