• Carregando...
Praça Osório poderá ter evento gastronômico. | Cassiano Rosario/Gazeta do Povo
Praça Osório poderá ter evento gastronômico.| Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo

Para combater a violência, as praças Osório e Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba, poderão ter eventos gastronômicos. A proposta apresentada por representantes de bares e restaurantes ao prefeito Rafael Greca (PMN) é viabilizar um boulevard gastronômico nos dois espaços.

Greca simpatizou com a proposta, que se enquadra no projeto Rosto da Cidade, da prefeitura, que busca revitalizar a região central de Curitiba. “É nossa intenção trazer as famílias de volta ao Centro. As iniciativas dos projetos gastronômicos e atividades que movimentem a região são bem-vindas”, disse o prefeito ao receber semana passada a comitiva formada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar), Fabio Aguayo, arquitetos e donos de estabelecimentos de gastronomia e entretenimento vizinhos à Praça Osório.

- Leia mais - Faixa exclusiva de ônibus na Rua André de Barros começa nesta segunda

De acordo com o arquiteto Orlando Ribeiro, o objetivo do projeto é levar mais vida ao Centro e promover o desenvolvimento do comércio local. “A ideia é que as feiras já realizadas na Osório sejam janelas de oportunidades para novas iniciativas”, aponta.

A Praça Eufrásio Correia foi adicionada à proposta pelo próprio Greca. O espaço público nos fundos da Câmara dos Vereadores é um dos principais redutos de tráfico e consumo de drogas de Curitiba. “Serão estudadas possibilidades de atividades semanais nas praças. Às quartas-feiras, na Eufrásio Correia, sábados na Osório e aos domingos na Praça da Ordem”.

- Veja mais - Área calma de Curitiba: 106 multas foram aplicadas em 2018

Segurança

Apesar da sinalização positiva ao projeto, Greca fez um alerta. O prefeito afirmou que a ação pode ser implantada desde que as ações sejam feitas com segurança e dentro dos horários que respeitem os vizinhos.”Essas ações são bem-vindas desde que feitas com segurança e dentro dos horários que respeitem quem mora na vizinhança”, cobrou o prefeito.

E o alerta tem motivo. Algumas áreas que reúnem bares na cidade têm sofrido com perturbação de sossego e tráfico de drogas. No dia 2 de fevereiro, um homem foi assassinado nas proximidades da Prainha da Itupava, região na divisa entre os bairros Alto da XV e Hugo Lange que reúne diversos bares na Rua Itupava. Conforme reportagem da Gazeta, a morte foi o ápice da violência na região. Vizinhos reclamam de brigas recorrentes e consumo de drogas no entorno da Itupava, além do lixo deixado nas calçadas e do barulho que se estende madrugada adentro. As confusões acontecem após o fechamento dos bares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]