• Carregando...
A construtora responsável pela escavação ao lado do prédio foi notificada e tem dez dias para apresentar um laudo técnico | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A construtora responsável pela escavação ao lado do prédio foi notificada e tem dez dias para apresentar um laudo técnico| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um prédio do bairro Batel, em Curitiba, foi interditado pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) nesta quarta-feira (6) após apresentar grandes rachaduras. O edifício está localizado na Rua Francisco Rocha, ao lado de uma obra em fase de escavações. Oito famílias deixaram o local e estão acomodadas em hotéis da cidade.

De acordo com o coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, os moradores perceberam as fissuras e entraram em contato com a Defesa Civil na última terça-feira (5), solicitando a presença de uma equipe especializada. “Fomos ao local logo após a solicitação e vimos as rachaduras com ângulo de 45 graus, o que mostra abalo na estrutura”, disse.

Segundo ele, não há risco de desabamento imediato, mas situações como essa podem evoluir rapidamente e a Comissão orientou os moradores a deixar o prédio por precaução. “Se existe algum risco, por menor que seja, temos que agir”, completou. No local, existem oito apartamentos e alguns escritórios.

Ainda de acordo com o Cosedi, a Construtora e Incorporadora Laguna, responsável pela obra vizinha ao prédio, foi notificada e tem dez dias para apresentar um laudo técnico. “Esse laudo vai indicar se o abalo na estrutura foi causado por problemas durante a escavação ou por falha geológica, que também pode ter sido agravada durante a construção”, explicou Solera.

A empresa ainda precisará corrigir as falhas para, então, os moradores retornarem ao prédio. “É difícil ter uma previsão para isso, mas podem levar 30 dias ou mais”, adianta.

Posicionamento da empresa

Em nota, a construtora informa que também foi procurada pelos moradores do prédio e constatou algumas fissuras em uma das unidades do edifício residencial. Por isso, “adotou imediatamente providências para garantir o conforto dos moradores, como a oferta de hotel na vizinhança e o custeio de diárias e despesas”, informou. A construtora também lamentou os transtornos e se comprometeu a garantir a comodidade dos moradores, colocando o Serviço de Atendimento ao Cliente à disposição para qualquer esclarecimento.

Ainda segundo a empresa, técnicos da Laguna já avaliaram a situação e não identificaram risco estrutural para o empreendimento vizinho à obra. Mesmo assim está contratando um técnico independente para acompanhar e monitorar a situação. “Serão realizados os reparos necessários com a qualidade técnica e de materiais utilizados em nossos empreendimentos e a empresa está estudando outras formas de dar sequência ao serviço, priorizando a segurança de todos”..

Orientação

O Cosedi orienta os moradores de imóveis nas proximidades de obras de escavação a verificar com frequência as paredes, o muro de divisa com a construção e as calçadas. “A edificação sempre apresenta sinais como rachaduras quando há movimentação do solo, então é necessário estar atento”.

Em caso de fissuras, é possível solicitar uma visita técnica pelo telefone 156 da prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]