• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A situação do Bosque Gutierrez, que fica no bairro Vista Alegre, é de aparente abandono. Em um post na rede social na última semana, a prefeitura fez campanha para que os curitibanos fossem conhecer o lugar, o que acabou expondo a situação do bosque. Entre as trilhas – que levam aos monumentos em homenagem a Chico Mendes e também às fontes de água–, o que se encontra é lixo se amontoando, pedras soltas e mato complicando o trajeto. Além disso, as próprias estruturas que homenageiam o seringueiro apresentam mal estado de conservação ou estão sem funcionar.

A condição do local entristece o aposentado Miguel Inatiuk, de 82 anos. Morador das redondezas, o ex-administrador de empresas conta que vai caminhar pela manhã nas imediações, e atesta o estado de abandono. “Dá para ver que largaram mão. É um lugar muito bonito, mas não tem cuidado algum”, contou.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Inatiuk aproveita seu passeio e pega água na fonte do bosque, e afirma que o líquido é limpo, apesar da indicação das placas, que alertam sobre a impossibilidade de consumo. Para ele, que conta que toma água do local há mais de 28 anos, os avisos não têm qualquer fundamento técnico. “Acho que eles pedem para as pessoas não tomarem água para não ter que cuidar. Sempre peguei, levo para casa, e nunca tive problema. A gente ferve antes de consumir, mas mesmo assim, não deve ser poluida, senão eu já tinha passado mal”, atestou.

Aposentado Artemio Hintz coleta água da fonte do bosque para beber e também para cozinhar.Felipe Raicoski/Gazeta do Povo

Outro que frequenta e busca água no local é Artemio Hintz. O aposentado conta que vai ao menos duas vezes por semana encher seus galões na fonte do bosque, e atesta que nunca passou por nenhum problema com o líquido do local. Hintz, no entanto, acredita que a falta de cuidados pode acabar não só poluindo a água, como também afastando ainda mais as pessoas que vão passear na área de cerca de 35 mil metros quadrados. “Do jeito que está, é muito difícil ver gente aqui. Às vezes você vê moradores de rua, que vem até tomar banho, ou gente que vem fazer festa aqui na frente de noite, mas quase ninguém mais passeia pelo parque”.

O ex-transportador de carga conta que já viu os moradores do bairro fazendo alguma manutenção no bosque, já que não vê funcionários da prefeitura no local há muito tempo. “Nem sei dizer quanto, para falar a verdade, mas volta e meia você vê moradores recolhendo o lixo, e nada da prefeitura. Teve um morador até que trocou os parafusos de uma tampa do reservatório de água, que estavam todos enferrujados e a ponto de cair”, comentou.

Felipe Raicoskii
Gazeta do Povo

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirma que o bosque recebe manutenção mensal, o que inclui jardinagem e adequação das trilhas, assim como todas as áreas de conservação que estão sob a responsabilidade do município. De acordo com a administração municipal, a limpeza e retirada do lixo são semanais.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quanto à situação dos monumentos, a prefeitura afirma que muitas áreas de lazer da cidade estão sofrendo reparos, mas que para esse bosque não há nenhuma previsão de serviços para recuperar as fontes, trilhas e bicas d’água.

Com relação à segurança, a Guarda Municipal afirma que é feito o patrulhamento regularmente, com equipes de agentes que fazem rondas pelo local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]