• Carregando...
No último sábado (6) uma árvore caiu sobre três carros no Rebouças. | Reprodução/RPC
No último sábado (6) uma árvore caiu sobre três carros no Rebouças.| Foto: Reprodução/RPC

Em meio às fortes tempestades típicas do verão em Curitiba, são comuns os casos de quedas de árvores de vias públicas pela cidade - o que bloqueia ruas, causa acidentes e, muitas vezes, acaba gerando danos materiais à população. Nesses casos, quem tem prejuízos como carros e portões amassados por exemplo, pode recorrer à prefeitura para obter o ressarcimento do bem danificado. É o caso dos três veículos que foram atingidos por uma árvore de grande porte no último sábado (6), no Rebouças.

Na ocasião, uma árvore da calçada caiu na Av. Presidente Kennedy, perto do cruzamento com a Av. Marechal Floriano. A via ficou bloqueada das 19h15 à meia-noite, e os três veículos que estavam sob a árvore ficaram danificados. Para uma situação assim, a prefeitura de Curitiba explica que há a possibilidade de requerer o ressarcimento.

O retorno, porém, depende de uma avaliação sobre a localização da árvore, que deve estar em via pública, e sobre as condições do incidente. 

Vale ressaltar também que algumas seguradoras já oferecem cobertura para acidentes por causas naturais. Nesse caso, o motorista deve ficar atento às cláusulas de sua apólice para saber se o seu seguro oferece esse tipo de serviço.

Como solicitar?

Para solicitar a avaliação e o possível ressarcimento por parte da prefeitura, é preciso que o cidadão envolvido faça um protocolo administrativo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) ou em uma das unidades da Rua da Cidadania de Curitiba. O procedimento é o mesmo usado para qualquer tipo de solicitação administrativa municipal. A pasta não informou prazos ou mais detalhes sobre o funcionamento do pedido. A SMMA fica localizada na Av. Manoel Ribas, nº 2727-2728, bairro Mercês.

Mais chuvas, mais quedas

Entre o começo de 2017 e o início de 2018, Curitiba registrou muitos casos de quedas de árvores que, segundo alguns moradores, poderiam ser evitados se a prefeitura atendesse os pedidos de podas feitos pelo serviço telefônico 156. A prefeitura, por sua vez, alega que as solicitações são atendidas conforme a gravidade de cada situação.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), em 2017, foram cerca de 900 quedas de árvore em Curitiba. A maior parte por causa de chuvas prolongadas e ventos fortes. Somente nos últimos três meses, entre outubro e dezembro , foram protocolados 196 pedidos de poda e de cortes de galhos em vias públicas na central de atendimento 156. Mas nem todos foram atendidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]