• Carregando...
A estação florida também vai ser molhada no Paraná
A estação florida também vai ser molhada no Paraná| Foto: Gazeta do Povo

Depois de um inverno com temperaturas bem acima da média, a primavera começa nesta segunda-feira (23) com a promessa de clima mais ameno — embora ainda acompanhado de chuva. De acordo com o Simepar, a estação é tipicamente marcada no Paraná por muita instabilidade e, neste ano, o cenário não deve ser tão muito diferente.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, essa condição é reflexo de uma série de combinações atmosféricas. “A primavera caracteriza-se por chuvas intensas e volumosas, resultantes do deslocamento de frentes frias ou quentes e eventos de curta duração, que se desenvolvem por causa das altas temperaturas associadas à maior umidade do ar”. Além disso, ele não descarta a formação de vendavais, granizos e até queda de raios.

Uma prévia disso pôde ser sentida na última semana, quando uma forte tempestade deixou um rastro de destruição em todo o Paraná. A expectativa do Simepar é que tenhamos, portanto, uma primavera tipicamente chuvosa — com exceção de outubro, quando o volume deve ficar abaixo da média histórica.

Já em relação às temperaturas, a previsão é que a estação traga uma diferença entre máximas e mínimas significativa. “Grandes variações nas temperaturas ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias, devido ao deslocamento de frentes frias e tempestades intensas”, destaca Kneib

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]