• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

É melhor se preparar já que, segundo o Simepar, a tendência é de que o tempo em Curitiba permaneça deste mesmo jeito que temos visto há pelo menos duas semanas: com chuva e frio. Para quem tinha expectativa de um início de primavera regado a banhos de sol, a notícia é de que, pelo menos até o fim do mês de outubro, os dias sigam nublados e “fresquinhos”. Nada fora do comum, segundo o instituto.

Umidade, ventos e frentes frias explicam essa condição. Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, esses são os três principais itens que têm influenciado a manutenção do tempo chuvoso no Paraná. De acordo com o especialista, o deslocamento de frentes vindas das extremidades mais ao sul do globo é comum nesse período do ano. “Muita gente acha que o grande volume de chuvas nessa época não é normal. Ressaltamos, porém que – para a estação – o nível de chuvas tende mesmo a aumentar por conta do próprio comportamento atmosférico da região, favorável ao deslocamento das frentes”, explica.

Leia também: Cavalos de raça aparecem mortos em rodovia de Almirante Tamandaré

Segundo o meteorologista, o Paraná deverá ainda ser palco de dias úmidos e fechados até o início de novembro. “Nesse período veremos frentes frias mais intensas e outras mais amenas. Algumas podem trazer períodos de chuvas de até 5 dias seguidos”, ressalta. Mendes explica que, no estado, o mês de outubro costuma registrar um acúmulo médio de 150 milímetros de chuva anualmente.

Esse ano, segundo o especialista, a marca já chega aos 138 nas primeiras semanas da estação, o que pode indicar que – até o fim do mês – o registro pluviométrico poderá ser maior quando comparado aos últimos anos. Para quem espera pelos dias quentes, o conselho é ter mais paciência, já que as temperaturas também deverão se manter como nos últimos dias (entre 14 e 21°), com variações perceptíveis mais significativamente apenas nas regiões Norte e Oeste do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]