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Com ampliação do Inter 2, projeto é transformar estação-tubo Santa Quitéria em miniterminal
Com ampliação do Inter 2, projeto é transformar estação-tubo Santa Quitéria em miniterminal| Foto: Ippuc

Projeto de expansão da linha direta Inter 2 divulgado na terça-feira (22) pela prefeitura prevê mudanças significativas ao longo do trajeto do ligeirinho, um dos mais importantes e extensos de Curitiba. Entre as novidades estão a criação de dois miniterminais de ônibus - nos bairros Santa Quitéria e Fanny -, a integração com a Linha Verde e a retomada dos planos de reconstrução dos terminais Campina do Siqueira e Hauer.

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Prometidas para ampliar a velocidade do Inter 2, as propostas ainda estão na etapa de anteprojeto e não têm data exata para sair do papel. A expectativa é de que todo o conjunto idealizado esteja pronto até 2025, a um custo total de R$ 534 milhões. O empréstimo de parte do valor já foi aprovado Ministério da Economia.

Os próximo passos são as consultas públicas, que começam a partir desta quinta-feira (24) e vão funcionar como uma espécie guia de ajustes ao projeto. É esse o momento em que os curitibanos poderão opinar sobre as mudanças pretendidas para a linha.

O desenho inicial feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da capital (Ippuc) prevê, entre outras intervenções, a criação de um miniterminal de ônibus no bairro Fanny e outro na Avenida Arthur Bernardes, no Santa Quitéria - este no lugar da estação-tubo Santa Quitéria.

Mudanças são para aumentar a velocidade do trajeto do Inter 2.
Mudanças são para aumentar a velocidade do trajeto do Inter 2.| Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Nos dois casos, os terminais funcionarão como pontos de chegada e partida de atuais linhas amarelas, as convencionais, que saem das respectivas regiões em direção ao Centro de Curitiba.

No novo perfil integrado, essas linhas deixarão de ir até à região central e se tornarão "alimentadoras", ou seja, irão só até o os novos terminais, de onde passageiros terão de continuar a viagem para o Centro em outro ônibus. A justificativa da prefeitura é que nessas localidades, a partir de determinado ponto comum, há uma sobreposição de linhas para o mesmo destino na área central.

No projeto, não há detalhes sobre a obra no Fanny. Quanto ao novo terminal do Santa Quitéria, a proposta é de que seis linhas convencionais deixem de seguir à região central, sendo que três delas já estão pré-definidas: Carmela Dutra, Vila Velha e Vila Izabel.

Integração na Linha Verde e terminais

A integração do Inter 2 com a Linha Verde também consta nos planos do Ippuc.

Na parte Sul da cidade, a integração depende da ampliação do viaduto da Rua Francisco Derosso, no Xaxim, que passa por cima da Linha Verde, e também da estação-tubo Xaxim próxima ao viaduto. Nesse caso, a prefeitura estuda implantar escadas rolantes e rampas de acesso entre a estação da Francisco Derosso e a estação-tubo Xaxim, na própria da Linha Verde, por onde passam as linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, Pinheirinho/Atuba, Xaxim/Capão Raso e Alto Boqueirão.

Na outra parte, a integração seria pela futura trincheira do Tarumã, cujo projeto teve a licitação aberta no último mês de julho.

Para a ampliação da linha, a prefeitura também planeja mexer em terminais, incluindo a antiga promessa de reconstruir os do Campina do Siqueira e do Hauer.

Erguido em 1981, o Terminal do Campina do Siqueira passará de 10,9 mil m² para 14,1 mil m². O Terminal do Hauer, da mesma data, também ganhará mais espaço, saltando dos 12,9 mil m² para 15,8 mil m².

Nos dois locais, a intenção é implantar novas plataformas e colocar escadas rolantes que liguem os diversos níveis que os terminais passariam a ter.

Terminal do Campina da Siqueira passará por reforma na ampliação do Inter 2
Terminal do Campina da Siqueira passará por reforma na ampliação do Inter 2| Ippuc

Consultas públicas

As consultas públicas sobre o projeto de ampliação do Inter 2 ocorrem a partir desta quinta-feira (24). No primeiro dia, moradores do bairro Cajuru serão ouvidos sobre a integração do Inter 2 à Linha Verde na estação do Viaduto Triplo da Victor Ferreira do Amaral.

O encontro será no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150, a partir das 16h.

Também estão agendadas as consultas nas seguintes regionais:

Portão - 29 de outubro
Serão apresentadas as intervenções do Lote 1, no eixo da Avenida Presidente Arthur Bernardes, que terá infraestrutura viária com faixa exclusiva para os ônibus, o miniterminal do Santa Quitéria, entre outras melhorias.
Horário: 16 horas
Local: Muma -  Auditório Antônio Carlos Kraide, Av. Rep. Argentina, 3430.

Boqueirão - 30 de outubro
Discussão sobre o novo Terminal do Hauer
Horário: 16 horas
Local: Auditório 2 da Rua da Cidadania do Carmo.

Santa Felicidade - 31 de outubro
Apresentação do novo Terminal do Campina do Siqueira.
Horário: 16 horas
Local: Igreja São José Trabalhador, Rua Major Heitor Guimarães, 1526.

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