• Carregando...
 | Marco Charneski/tribuna do Paraná
| Foto: Marco Charneski/tribuna do Paraná

Um protesto dos moradores da região do bairro Parolin, em Curitiba, está bloqueando ruas desde o início da noite desta segunda-feira (5). A manifestação procura chamar a atenção da cidade e do poder público para os estragos causados pelas chuvas do último fim de semana na região. A Rua Brigadeiro Franco ainda estava totalmente bloqueada com pneus e objetos em chamas por volta das 21h30. Não havia previsão para a liberação da via.

Os moradores fizeram quatro bloqueios em pontos diferentes da rua. O primeiro deles começa na altura do cruzamento com a Rua Professor Porthos Velozo. As barricadas seguem por cerca de quatro quadras no sentido Centro.

Na região, a água da chuva destruiu dezenas de casas, deixando desabrigados. Moradores afirmam que em algumas casas a água chegou a atingir um metro e meio de altura. Uma viatura da Polícia Militar chegou no local às 20h.

Leia também: Prefeitura recolhe doações a famílias atingidas pela enchente em Curitiba

Até domingo (4), balanço da Defesa Civil somava 300 casas atingidas e mais de 1,5 mil pessoas as afetadas pela enchente. Ao todo, 200 pessoas tiveram de sair de suas casas por causa dos alagamentos, que afetaram, sobretudo, bairros das bacias do Rio Belém, na Regional Portão/Fazendinha, do Rio Barigui e na Regional Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Doações

A prefeitura de Curitiba está arrecadando donativos para as famílias atingidas pela enchente de sábado (3). Podem ser doados colchões, água potável, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza que serão destinados às centenas de famílias afetadas pelas fortes chuvas.

Como as equipes estão concentradas no atendimento nas regiões afetadas, a prefeitura pede para que as doações sejam feitas diretamente nas unidades da FAS, localizadas nas Ruas da Cidadania. Outro ponto onde podem ser feitas as doações é o Disque Solidariedade, que fica na sede da Fundação de Ação Social (FAS), na Rua Eduardo Sprada, 4520, no bairro Campo Comprido.

Conforme a prefeitura, 1,3 tonelada de alimentos foi distribuído em caráter emergencial para as famílias afetadas . A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) liberou 100 cestas com sete itens (açúcar, arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, sal e óleo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]