• Carregando...
Carreata pró-governo deixa o pátio do Parque Barigui para seguir em direção à Havan do Parolin.
Protesto pró-governo em em defesa da Lava Jato na manhã deste domingo (30) em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

O dia nacional de protestos pró-Sergio Moro e Lava Jato levou um grupo de manifestantes para as ruas de Curitiba na manhã deste domingo (30). Cerca de 50 pessoas integraram a carreata, mesmo diante de ânimos inflamados após a divulgação de mensagens supostamente trocadas entre o ex-juiz federal e integrantes do Ministério Público Federal na força-tarefa. O movimento se colocou como o pontapé da campanha "Bolsonaro 2022", pleito para o qual o próprio presidente já admitiu ter intenções de se lançar.

A concentração para o ato – apenas o primeiro do dia – foi no estacionamento do Parque Barigui, por volta das 10h. Após discursos dos organizadores, voltados, sobretudo, para temas como porte e posse de armas e os supostos entraves colocados contra o governo Bolsonaro, o grupo seguiu em carretada até a loja Havan do bairro Parolin, também na capital, onde chegaram pouco antes das 13h20.

Pelo caminho, tracejado por várias ruas centrais de Curitiba, o grupo encontrava palavras e gestos de apoio. Do caminhão de som que seguia à frente, organizadores deixavam clara a intenção de começar, desde já, a campanha para reeleger Jair Bolsonaro (PSL) como presidente do Brasil.

"Na verdade isso [campanha para reeleição] a gente está levantando porque já foi divulgado por vários lideres da oposição que o problema do Brasil dar certo no governo Bolsonaro é ele se reeleger. Então, nós estamos fazendo a proposta para que a gente lance Bolsonsaro 2022 e o problema acabe. Se eles não permitirem nosso plano de governo eleito nas urnas em 2018 seja implementado em quatro anos, nós daremos oito anos para que Bolsonaro implemente", declarou Patrícia Busatto, advogada e uma das organizadoras do ato desta manhã em Curitiba.

Seis meses após assumir seu primeiro mandato, Bolsonaro já sinalizou a intenção de disputar as próximas eleições presidenciais, em outubro de 2022. "Meu muito obrigado a quem votou e quem não votou em mim. Lá na frente, todos votarão [em mim], tenho certeza", afirmou o presidente em um discurso para moradores da cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, no dia 20 de junho.

Nos bastidores da futura campanha, a expectativa só cresce: porta-voz informal do governo, o deputado federal Marco Feliciano (PSC) quer ser o candidato a vice.

  • to concentrados no pátio do Parque Barigui. Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
  • Homem em sinal de apoio à manifestação pró-Lava Jato e Bolsonaro neste domingo (30) em Curitiba. Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
  • Carreata pró-governo em Curitiba neste domingo (30). Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
  • Manifestantes chegam ao pátio da Havan do Parolin, ponto final do ato. Carreata pró-governo em Curitiba neste domingo (30). Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo
  • Carreata pró-governo em Curitiba neste domingo (30). Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Novo ato

Curitiba também é palco de mais um ato pró-Lava Jato neste domingo. Defensores da força-tarefa e do ex-juiz responsável pelas ações em primeira instância da operação, o atual Ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, estão reunidos desde o início da tarde na Boca Maldita, no centro.

De acordo com os organizadores do evento da manhã, os protestos não foram integrados porque alguns dos movimentos que se programa para ir às ruas à tarde não apoiam uma possível reeleição do capitão reformado.

Diferente do que foi dito na carreata, Narli Resende, integrante do movimento Curitiba Contra a Corrupção, afirmou que a reeleição de Bolsonaro não é uma pauta em discussão nos grupos nacionais e por isso não foi mencionada nos atos que ocorreram no domingo em todo o Brasil. Saiba mais sobre a manifestação realizada em Curitiba, na Boca Maldita, no período da tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]