• Carregando...
Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar
Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar| Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná

Todos os anos, no período do inverno, ouve-se falar do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), que faz as tradicionais campanhas do agasalho. A instituição atua em todo o Paraná há quase 40 anos e faz um trabalho social que vai muito além disso. A entidade não recebe recursos dos governos e luta a cada mês para se manter.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Apesar de se tratar de uma Organização-Não-Governamental (ONG), a indicação da diretoria, por determinação estatuária, é feita pelo governador do estado, e depois, votada em assembleia pelos conselheiros.

Criado em 1980, o Programa do Voluntariado Paranaense foi uma inspiração da ex-primeira-dama Nice Braga, esposa do então governador do Paraná Ney Braga. Naquela época, o Provopar era vinculado à Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social, mas três anos depois foi desvinculado do governo e passou a atuar como uma Organização-Não-Governamental (ONG), que desenvolve projetos sociais sem fins econômicos.

“Nós sempre tivemos esse estigma, de que estaríamos ligados ao governo, o que faz com que as pessoas acabem não querendo ajudar. Mas hoje o nosso maior desafio é se sustentar, fazer com que a estrutura continue, porque não temos mais nenhum tipo de ajuda do governo do Paraná”, explicou a presidente da entidade Carlise Kwiatkowski.

Segundo ela, para manter a estrutura, que hoje reúne 20 funcionários, o Provopar conta unicamente com doações. “Os cargos de diretoria e presidência são todos voluntários, sem salário, mas nós temos funcionários contratados. Por isso precisamos de um orçamento mínimo, pois precisamos manter os pagamentos em dia. Isso porque para ter um atendimento contínuo, não teríamos como ter todos voluntários, pois essas pessoas têm um limite de carga horária permitida a cumprir”.

Ao longo dos seus 38 anos, o Provopar vem atuando de diversas frentes em todo o Paraná. Com o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada cidade, a ONG consegue, a partir de doações, ajudar muita gente: de afetados em enchentes às pessoas em situação de rua.

Entre as principais ações, além da Campanha do Agasalho, que é feita todos os anos no período de frio e ajuda não só pessoas de Curitiba, mas moradores de outras regiões do estado, o Provopar também busca outras formas de ajudar: “Temos campanha de Volta às Aulas, com doação de kits escolares, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, e também atuamos com as gestantes, este numa parceria com a Secretaria da Saúde, entregando enxovais para as mães e fazendo com que elas se aproximem do acompanhamento do pré-natal com médicos”, detalhou Carlise.

O Provopar estima que aproximadamente 3,5 milhões de pessoas já foram atendidas apenas nos últimos 7 anos. “Porque além das ações, nós também mantemos projetos sociais que envolvem ainda mais as pessoas e focamos muito também em atendimentos emergenciais, onde vamos em situações graves e entregamos alimentos, produtos de higiene e até móveis e eletrodomésticos. Tudo isso só acontece por termos a ajuda da população”.

Como doar?

Para continuar ajudando as pessoas, o Provopar precisa de recursos. A parceria realizada entre Provopar e Copel possibilita doações de qualquer valor por meio da conta de luz. Basta que o interessado acesse o site ou entre em contato pelo telefone (41) 3234-1118.

A entidade também pede doações de qualquer valor nas contas da entidade (consulte o site do Provopar). Outra forma de ajudar é deixar donativos em um dos dois endereços: sede administrativa (Rua Hermes Fontes, 315, no Batel); ou no centro de distribuição do Provopar (Rua Sergipe, 1712, no Guaíra). Além disso, todas as pessoas também estão sempre convidadas a participar das campanhas promovidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]