• Carregando...
Parte da estrutura desabou na manhã desta quinta-feira | Angieli Maros/Gazeta do Povo
Parte da estrutura desabou na manhã desta quinta-feira| Foto: Angieli Maros/Gazeta do Povo

Os reflexos da forte chuva e dos alagamentos da última quarta-feira (14) ainda podem ser sentidos no trânsito da região central de Curitiba na manhã desta quinta-feira (15). Na Rua Desembargador Westphalen, o fluxo que já estava lento após um buraco surgir no asfalto na esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava ficou ainda pior depois de parte da estrutura de contenção de uma obra cair quase no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro.

Confira no mapa os pontos afetados pela chuva de quarta-feira

As placas de madeira e metal caíram do primeiro andar de um prédio em construção por volta das 7h, como conta o morador de rua Amarildo Frizanco, de 55 anos e que há 11 utiliza o prédio abandonado como abrigo. Segundo ele, a queda da estrutura era uma tragédia anunciada. “Isso aqui está podre, podre mesmo. A sorte que não tinha muita gente passando aqui na hora. Só pegou o carro de uma menina, mas foi de leve”, conta. “Se tivesse acontecido um pouco mais tarde daria uma tragédia”.

Fique esperto: Curitiba está sob alerta de temporal, que pode trazer mais transtornos nesta quinta

A cobradora Maria Socorro Silva estava na estação-tubo Alferes Poli, a poucos metros do local da queda, e viu quando as placas começaram a desabar. “Pensa no susto que eu levei. Achei que era um caminhão passando numa lombada, mas quando olhei para baixo, estava despencando tudo”, relembra. E ela teme que a estrutura volte a cair, já que a parte que ainda permanece fixa ameaça despencar. Por volta das 8h50, os entornos foram isolados e equipes da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Defesa Civil chegaram para avaliar as condições da estrutura.

O barulho também assustou os vizinhos. Para o estudante de Direito Miguel Pereira, de 24 anos, o som das peças caindo poderia ser confundido com uma trovoada. “Eu estava dormindo. Foi um barulho muito forte. Achei que era um raio e só depois eu vi o que tinha acontecido”

Com isso, duas das quatro faixas da via estão bloqueadas, incluindo a de uso exclusivo dos ônibus que saem do Centro em direção aos bairros. Além disso, o semáforo que fica na esquina com a Sete de Setembro também está desligado, deixando a situação ainda mais complicada para os motoristas que precisam trafegar por ali. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) estão no local fazendo a orientação.

O trecho da Rua Desembargador Westphalen entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro foi um dos principais pontos do Centro afetados pelos alagamentos da última quarta-feira. As galerias pluviais que passam sob a rua não deram conta de vazar toda a água que caiu e a via se transformou em um rio em um dos trechos mais movimentados da cidade, destruindo parte do asfalto.

Mapa dos estragos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]