• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O projeto “Adote uma Árvore” incentiva as pessoas a arborizarem as ruas e espaços públicos de Curitiba. Muita gente não sabe, mas por meio dele é possível solicitar mudas de árvores ao Horto Municipal da Barreirinha e – após estudo de viabilidade – plantá-las em frente de casa, praças, entorno de empresas ou outros espaços públicos. A iniciativa, que é da prefeitura de Curitiba, existe desde agosto de 2017 e permite que qualquer pessoa, entidade ou empresa faça a solicitação. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e já mostra resultado: cerca de 130 pedidos de mudas foram atendidos no primeiro semestre deste ano.

Para solicitar uma muda da produção do Horto Municipal da Barreirinha é preciso ligar para Central 156. A entrega só ocorre mediante análise de técnicos da prefeitura, que sugerem as espécies mais adequadas para o local onde a pessoa deseja fazer o plantio. Isso é necessário para evitar problemas futuros, como o aparecimento de galhos que interferem na rede elétrica ou que crescem em direção à rua.

Leia também: Precisa cortar uma árvore em Curitiba? Veja o que você deve fazer

A prefeitura destaca que é preciso levar outros fatores em consideração, como a existência de tubulação de gás que impeça a escavação, tipo de calçamento, largura do passeio, entre outras. Nem todos os casos podem ser atendidos.

O prazo para a vistoria não é fixo, mas, dependendo do caso, pode ocorrer em até uma semana. Após o período de análise, a pessoa será informada se o pedido foi deferido e poderá retirar a muda diretamente no Horto da Barreirinha, que virá acompanhada das instruções de plantio e do certificado do programa Adote uma Árvore.

Veja também: Cachorro embarca em ligeirinho, passeia pelo Centro e volta com o mesmo ônibus

Cerca de 50 mil mudas de árvores – incluindo os pedidos do Adote uma Árvore e o trabalho de rotina da prefeitura – saem todos os anos do Horto Municipal da Barreirinha e vão direto para as ruas, avenidas, praças e parques de Curitiba. Para produzi-las, é feito um trabalho artesanal que chega a durar cinco anos. No Horto são realizadas pesquisas, cultivos e implantação dos arbustos ornamentais, árvores (frutíferas ou não) e similares na arborização de ruas e avenidas da cidade e para recuperar bosques e matas ciliares. São 125 espécies produzidas no total, entre elas araçazeiro, aroeira-salsa, cerejeira-do-japão, dedaleiro, hibisco, ipê e jaboticabeira.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem adotou

A administradora aposentada Iodete Cordeiro Petri, 62 anos, soube do programa há seis meses, logo depois que um caminhão-caçamba bateu no ipê amarelo que ficava em frente à casa dela, no bairro Bacacheri. A árvore caiu e, após o acidente, a Iodete buscou a prefeitura na tentativa de reposição. Só a administração pública pode autorizar o plantio de árvores em vias públicas. “Eu não sabia que eu mesma podia plantar. Achei o programa interessante porque não precisei ficar dependendo de alguém vir aqui e repor minha árvore”, disse ela, que foi buscar duas mudas de ipê na manhã desta segunda-feira (16).

A reclamação, porém, é pela demora no direcionamento ao programa. “Como eu não sabia que isso existia, cheguei a ligar algumas vezes para o 156, mas não conseguia resolver o problema. Há um mês, quando explicaram como funcionava, foi rápido e fácil conseguir as mudas no Horto”, conta.

Iodete diz que sempre gostou de árvores. Além da preocupação em repor logo o ipê derrubado, ela mantém um quintal particular com arbustos e flores e pensa no meio ambiente. “A natureza faz bem para a cidade e para os olhos. Você precisa ver, o ipê é magico. Você olha e ele está “mortinho”. De repente, está tudo amarelo. Espero que esses que acabei de plantar já floresçam no ano que vem”, aposta.

Segundo a SMMA, as árvores trazem uma série de benefícios para a cidade, entre eles a purificação do ar, o controle da temperatura e a sensação de bem-estar aos moradores de grandes cidades – onde o contato com a natureza acaba sendo mais distante.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Como explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, Curitiba já é conhecida pela quantidade de árvores plantadas em vias públicas. “Mas quando é dada a possibilidade de a própria pessoa plantar, nasce um sentimento de responsabilidade e cuidado maior. E esse é um dos principais objetivos do programa”, disse o diretor ao site da prefeitura.

Horário de atendimento

O atendimento no Horto da Barreirinha acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30, e das 13h às 16h. Para ter acesso ao programa Adote uma Árvore é preciso ligar para a Central 156. O Horto fica em uma área de 125 mil metros quadrados, ao lado do Parque da Barreirinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]