• Carregando...
Moradores dizem que reclamam com a prefeitura há mais de um ano
Moradores dizem que reclamam com a prefeitura há mais de um ano| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

As más condições de um viaduto no bairro Cajuru, em Curitiba, preocupa moradores e motoristas que passam pela região todos os dias. A estrutura fica na ligação da Avenida Prefeito Maurício Fruet com a Rua Toufic Raad, a cerca de 500 metros da Rua da Cidadania, e é uma das principais vias de ligação do Centro com o próprio Cajuru. No entanto, nm mesmo toda essa importância é capaz de esconder a enorme rachadura em uma das colunas que perdura há mais de um ano, além de outras menores em suas paredes. Para agravar ainda mais a situação, tanto trens quanto biarticulados passam por ali.

De acordo com moradores, o contato com a prefeitura sobre as condições do viaduto foi feito há mais de um ano. Em um dos chamados abertos via 156, no início de 2018, o engenheiro eletricista Roberto dos Santos Gibrim, 41 anos, conta que a resposta veio por e-mail. “A resposta virtual dizia que uma empresa seria direcionada para lá, para fazer uma vistoria. Depois disso, ninguém entrou em contato para informar se foi avaliado ou se estava tudo bem”, reclamou.

Rachaduras são preocupação para quem passa pela região
Rachaduras são preocupação para quem passa pela região| Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Tanto que, quando viu as imagens do desmoronamento das paredes de um viaduto na Cidade Industrial de Curitiba há pouco mais de uma semana, achou que fosse a tragédia anunciada do Cajuru. “Pensei que era aqui. Passamos ali todos os dias. Fiquei muito preocupado, porque também pensei nos pedestres. O viaduto da CIC é meio parecido com esse, por isso me enganei”, contou.

Segundo os vizinhos, há 10 anos um carro bateu na quina da coluna e houve uma morte. Depois disso, o viaduto foi reformado e as trincas começaram a abrir devagar. Outros acidentes semelhantes seriam comuns por ali, mas menos graves. “Os motoristas se chocam na quina do viaduto. Tenho a impressão que isso ajuda a prejudicar a estrutura. Mas também tem o trem que faz manobras aí em cima, para ir até a oficina que fica um pouco mais pra frente, e os biarticulados circulando. De alguma forma, isso deve rachar as paredes. É um perigo”, explica o motorista de aplicativo Ariovaldo Silveira, 38 anos, que mora na Toufic Raad desde que nasceu.

O pai dele, o aposentado Aristeu Silveira, 70 anos, diz que já reclamou com a prefeitura. “Parece não adiantar. Tem que olhar isso aí, ver como está a estrutura e fazer um reforço nas paredes para não racharem com o trem e o ônibus”, aponta o aposentado.

Questionada sobre as condições do viaduto e sobre as reclamações dos moradores, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informou que engenheiros foram até o local na manhã desta terça-feira (24), e foi constatado que tratam-se apenas de danos na parede de vedação do viaduto. “Não há risco para a estrutura do viaduto. Os reparos serão programados”, esclareceu a prefeitura em nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]