• Carregando...
Lojas fechadas em Curitiba.
Lojas fechadas em Curitiba.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Curitiba vai orientar a reabertura do comércio de Curitiba a partir desta sexta-feira (17). A medida foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca (DEM), nesta quarta-feira (15), em vídeo nas redes sociais da prefeitura. Segundo ele, o aval para a reabertura do comércio foi baseado em uma resolução do Comitê de Técnica e Ética Médica do município e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (16). Outras medidas sanitárias, como a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, também estarão no documento.

Apesar de permitir a retomada dos trabalhos nos estabelecimentos, o prefeito esclareceu que os comerciantes precisarão seguir as medidas sanitárias recomendadas. A capacidade máxima de cada local deverá respeitar o distanciamento mínimo de 3 metros entre os clientes - uma pessoa a cada 9 m². Lojas menores terão de providenciar atendimento do lado de fora.

Os locais devem definir acesso de entrada e saída, assegurando controle de circulação. Em caso de filas, dentro ou fora do estabelecimento, sob responsabilidade dos comerciantes, a distância mínima entre as pessoas deverá ser de 1,5 metro.

Será necessário disponibilizar álcool em gel para os consumidores, tanto na entrada quanto em pontos internos das edificações. Prédios comerciais com elevadores terão de reduzir a capacidade máxima e identificar essa medida aos usuários.

Estabelecimentos que descumprirem as medidas estarão passíveis de responsabilização administrativa, penal e civil. Eles podem, inclusive, ter os alvarás cassados.

Shoppings, centros esportivos, academias e galerias, que estão em decreto estadual para suspensão dos serviços, devem seguir fechados, assim como os estabelecimentos previstos no decreto 470.

Em relação às máscaras, a nova normativa vai estabelecer o uso obrigatório pelos cidadãos em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo da capital paranaense, entre os quais ônibus, táxis e carros de aplicativos de transporte.

Confira o post feito pela prefeitura no Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]