• Carregando...
Dinheiro e Passagem de ônibus – Passageiros pagando a sua passagem de ônibus na capital paranaense na Praça Carlos Gomes. – Passageiros passando o seu cartão transporte para usar o sistema de ônibus da capital paranaense. Moedas e cédulas para pagar a passagem de ônibus que hoje dia 30/09/2015 está custando R$ 3,30.
Passageiro usa o cartão de isento em ônibus de Curitiba.| Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), cogita interromper a gratuidade de ônibus para idosos em alguns períodos do dia para tentar manter as pessoas dessa faixa etária em casa durante a pandemia do coronavírus. Mesmo sendo o grupo de risco mais ameaçado de contágio, a Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo, contabilizou aumento no número de passageiros idosos no transporte coletivo nos últimos dias.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

A proposta de Greca, que ainda é avaliada pela prefeitura, pretende manter o passe gratuito somente das 10h às 16h. “Não sei se tenho o direito legal de fazer isso, mas é uma recomendação que sai do meu coração”, citou o prefeito em entrevista ao canal do Youtube da jornalista Leda Nagle.

A preocupação em diminuir o trânsito de idosos pelo transporte coletivo veio após o prefeito checar a quantidade de passageiros de embarque e desembarque na planilha da Urbs. “Ontem [quarta] olhei a estatística de embarque e desembarque e andaram de ônibus cerca de 340 mil pessoas, 30 mil eram idosos, a turma que anda de graça”, disse o prefeito na entrevista.

A chegada do inverno preocupa ainda mais o prefeito, já que os idosos são também as grandes vítimas de outras doenças respiratórias, não só a Covid-19. Por isso ele pensa em restringir o trânsito de idosos para períodos não tão frios do dia.

“De manhã cedo é a friagem, há sereno, há geada, às vezes há garoa, garoa da serra, muito forte. Mais tarde também há sereno e tem friagem. Então se tiverem que ir e vir, para pegar a aposentadoria, fazer algum exame, fazer algum exame nas áreas centrais, que o façam enquanto o sol está brilhando”, pede.

O prefeito ressaltou que as propostas visam o bem coletivo da população “É muito importante que compreendam que é um ato de amor, um ato de proteção à vida. Não se ouvirá dizer de alguém que tenha seguido as recomendações sanitárias que fique doente”, alertou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]