• Carregando...
Pessoas andam de máscaras no centro de Curitiba
Pessoas andam de máscaras no centro de Curitiba| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Com o total de 4.101 casos confirmados de coronavírus em Curitiba, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (26), a doença vem avançando para os bairros mais periféricos, embora ainda o número mais significativo de mortes aconteça nos bairros mais centrais.

Embora a incidência de casos esteja migrando a cada semana para os bairros fora da região central, a maioria das mortes ainda continua sendo de casos das regionais Matriz e Boa Vista. Do total de 127 mortes em consequência do coronavírus em Curitiba, 23 são da Matriz e 18 da regional Boa Vista, segundo boletim desta sexta-feira.

As duas regiões já apresentavam maior número de mortes nos dias anteriores. Em 19 de junho, por exemplo, as regionais Matriz e Boa Vista eram as que mais apresentaram falecimentos em consequência da doença, com 19 e 13 casos, respectivamente.

Casos da doença

Do dia 16 a 26 de junho, a regional CIC apresentou maior aumento incidência de casos de coronavírus, com 141%. Logo em seguida, a regional do Pinheirinho também teve evolução da doença, com incremento de 138% na incidência de casos – índice que calcula a quantidade de infectados a cada 100 mil habitantes.

Desde o início da pandemia, a maioria dos casos de covid-19 em Curitiba tem sido da regional Matriz. Em números absolutos, a região registra 765 infecções da doença. Logo em seguida, vem a regional Santa Felicidade, com 461 casos e a regional Boa Vista, com 458 infecções.

De acordo com os dados apresentados pelo boletim epidemiológico, os bairros mais afastados do Centro são os que apresentam menos casos. A regional Tatuquara, por exemplo, que fica no extremo sul e abrange os bairros Tatuquara, Caximba e Campo do Santana, tem 197 casos da doença. É a regional que menos testou positivo para a covid-19.

Transmissão familiar preocupa

A transmissão entre parentes segue preocupando Curitiba. Nesta semana, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a médica infectologista da prefeitura Marion Burger, e o prefeito Rafael Greca (PMN) mostraram preocupação com a transmissão entre os familiares. O prefeito fez um apelo para que as pessoas mantenham distância, principalmente dos idosos, público mais vulnerável à covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]