• Carregando...
Igreja grega ortodoxa de São Savas no Bom Retiro.
Prefeitura de Curitiba orienta como devem funcionar as atividades religiosas durante a pandemia.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Apesar da volta da bandeira laranja em Curitiba, nesta sexta-feira (4), as realizações de cultos, missas e eventos religiosos em igrejas e templos da capital devem continuar seguindo as mesmas regras já estabelecidas. De acordo com a prefeitura do município, as celebrações desse tipo podem ocorrer de forma presencial, mas com limitação no número de pessoas. Na área destinada ao público deve ser observada a ocupação máxima de 30%, garantido o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

Aumento de casos

A adoção da bandeira laranja ocorre em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus em Curitiba. As mudanças valem por 14 dias, a partir da zero hora de segunda-feira (7), para que os setores possam se organizar. Um decreto (número 1160/2020) definindo detalhes das regras foi divulgado na sexta-feira (4).

Segundo a prefeitura, o movimento nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade aumentou de uma forma geral e também no caso específico de pacientes com sintomas respiratórios. Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro foram atendidos 3.160 pacientes, contra 2.814 no mesmo período da semana anterior. O aumento foi de 12%.

Já na quinta-feira (3) foram 819 casos, o maior número em um só dia desde 10 de agosto, quando foram realizados 928 atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios.

Curitiba havia retornado para a bandeira amarela no dia 18 de agosto, depois de ficar pouco mais de dois meses sob a bandeira laranja, que começou a ser aplicada no dia 13 de junho. As aglomerações em parques e bares ocorridas nos últimos dias influenciaram na decisão atual da prefeitura.

Correção

A versão anterior deste conteúdo informava erroneamente que o retorno da bandeira laranja afetava as regras para celebrações religiosas. O texto foi corrigido.

Corrigido em 05/09/2020 às 19:00
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]