• Carregando...
Pavimentação das ruas é uma das principais promessas de campanha  feita pelo atual prefeito Rafael Greca. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Pavimentação das ruas é uma das principais promessas de campanha feita pelo atual prefeito Rafael Greca.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O governo do estado vai liberar R$ 30 milhões para a prefeitura de Curitiba asfaltar ruas de todos os bairros. Também haverá repasse de R$ 35 milhões para melhorias de infraestrutura viária na capital. O anúncio foi feito sábado (29) pelo governador Beto Richa (PSDB) na presença do prefeito Rafael Greca (PMN) durante a comemoração dos 31 anos da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), entidade que reúne 2,2 mil lideranças comunitárias.

Em outubro, na comemoração da vitória no segundo turno da eleição à prefeitura, Greca disse que a pavimentação seria uma de suas prioridades. “A cidade tem que ser recomposta. Ontem [em campanha], fiz uma carreata e saí espancado pelos buracos. Tive até que passar Cataflam [anti-inflamatório] na barriga”, afirmou, logo após ter vencido a eleição.

No evento, o governador destacou o fortalecimento da parceria entre estado e prefeitura. “Graças ao ajuste fiscal, Curitiba poderá voltar a investir. Recentemente a capital obteve a certidão negativa junto ao Tribunal de Contas, que a gestão anterior não tinha, e que nos impedia de repassar recursos para a cidade”, afirmou.

O prefeito Rafael Greca disse que agentes da prefeitura devem percorrer as regionais até março de 2018 para identificar as principais necessidades. “Começamos pelo Bairro Novo e Sítio Cercado. Depois iremos ao Cajuru, à CIC e assim vamos percorrer até o mês de março todas as regionais”.

Fala Curitiba

Nos últimos meses, diversos bairros da capital receberam o novo modelo de consultas públicas da prefeitura, o Fala Curitiba. Mais da metade solicitou obras nas ruas. Os encontros já aconteceram no Tingui, Alto Boqueirão, Tatuquara, Boqueirão, Batel, Bigorrilho, Água Verde, Jardim das Américas, Guabirotuba, São Lourenço, Capão da Imbuia, Vista Alegre, Cristo Rei, Alto da XV, Portão, Pinheirinho, Santa Quitéria, São João, Cascatinha, CIC, Campo de Santana e Caximba.

Os moradores apresentaram as prioridades de cada bairro para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018, com foco em pavimentação, saúde, segurança e educação.

Nos bairros Vista Alegre, São João e Cascatinha, por exemplo, moradores pediram asfalto nas vias em que trafegam e adequação viária no encontro das ruas André Zaneti com Carlos Razera. No Cristo Rei e no Alto da XV, moradores solicitaram a recuperação da pavimentação da Rua Padre Germano Mayer. No Capão da Imbuia, um estudo de binários nas ruas Nivaldo Braga e Francisco Mota e o prolongamento da Agamenon Magalhães.

No Boqueirão, nivelamento dos tapa-buracos e ampliação da rede de asfalto definitivo. No Batel e no Bigorrilho, recuperação e nivelamento do pavimento das ruas Bruno Filgueira, Francisco Rocha, Padre Agostinho, Júlia Wanderlei e Vicente Machado. No Tingui, a recuperação do pavimento das ruas Joaquim Nabuco, 29 de julho, Jorge Bonn, Dona Branca e José Gulin.

No Alto Boqueirão, travessias elevadas, recuperação da sinalização e estudo de readequação viária das ruas. E no Potão, melhoria de iluminação nas ruas Professor Brasílio Ovidio da Costa, Alferes Poli e Major França Gomes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]