• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os transtornos gerados pelos furtos de caixas controladoras de semáforos espalhados por Curitiba vão além do prejuízo de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. A nova modalidade criminosa tem deixado o trânsito caótico em inúmeros cruzamentos da cidade, afetado a rotina do curitibano e obrigando a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) a tirar agentes de suas funções normais para atender os cruzamentos em situação emergencial, prejudicando o atendimento em outros locais da cidade.

De acordo com a superintendente de trânsito Rosângela Battistella, um dos serviços mais afetados nos últimos dias tem sido o Estacionamento Regulamentado (EstaR), já que parte do efetivo responsável por essa fiscalização precisou ser deslocado para atender os principais cruzamentos com semáforos inativos. “Não temos um grande efetivo de agentes, então estamos diminuindo o efetivo do EstaR e pagando hora extra à equipe neste momento até substituirmos os controladores”, afirmou.

Veja também: Rede de farmácias abre 520 vagas de trabalho em Curitiba e no interior do PR

Mesmo assim, ela informa que a Setran não tem condições de manter agentes em todos os cruzamentos afetados. Apenas na última sexta-feira (29), eram nove locais com semáforos apagados em razão dos crimes. Na Linha Verde, um cruzamento passou o último fim de semana inteiro com os semáforos apagados por causa da ação de criminosos.

Por causa de casos assim, a Setran tem atuado somente nas esquinas com maior transposição de veículos e travessia de pedestres, como a própria BR-476 (Linha Verde), que sofreu 26 roubos nos semáforos entre os bairros Xaxim e Parolin durante o mês de junho. “Nossos profissionais estão ali das 6h20 às 20h”, afirma Rosângela.

Mesmo com a presença dos agentes na rodovia, motoristas como Anderson Warkentin, de 38 anos, afirmam que trafegar por ali tem sido um tormento. “Eu vou de moto e, ainda assim, tem sido bem difícil porque o trânsito está terrível”, afirmou o morador do bairro Boqueirão que passa pela Linha Verde todos os dias para chegar ao trabalho, no Mercês.

Agentes da Setran trabalham na Linha Verda das 6h20 às 20h, mas não conseguem atender todos os cruzamentos com semáforos apagadosAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Segundo ele, desde a última semana, são ao menos três sinaleiros apagados em todo o seu trajeto. “Aí fica todo mundo atravessado nas esquinas e fecha tudo. Concordo que a situação está complicada devido ao roubo dos equipamentos, mas deixar estes semáforos desligados há duas semanas é descaso com a população”, reclamou.

Assim como ele, a professora Lilian Pissaia Palmquist, 46, enfrenta a Linha Verde diariamente no cruzamento com a Rua Anne Frank, mas, com o semáforo inativo até a última quinta-feira (28), ela foi obrigada a procurar uma rota alternativa. “O trânsito estava pesado demais e a Setran ainda estava fechando uma das pistas. Então, decidi mudar o caminho para evitar um atraso de 20 minutos para chegar ao trabalho”, afirmou.

Para ela, é necessário mudar o local de instalação dos controladores de semáforo para inibir a atuação dos criminosos. “Podiam esconder no subsolo ou colocar em um poste mais alto. Também daria para colocar câmeras e utilizar o serviço da Guarda Municipal”, sugeriu. A mudança já começou a ser adotada em Curitiba.

Ações

A superintendente de trânsito informa que a GM já tem realizado rondas nas regiões afetadas para combater essa nova modalidade criminosa e até prendeu na última quinta (28) um suspeito de receptação de equipamentos furtados de semáforos. O homem localizado pelos guardas estava com peças de pelo menos cinco semáforos da cidade, além de fios de cobre e peças de luminárias públicas. “E existe um trabalho integrado em parceria com as polícias Militar e Civil para localizar outros possíveis receptadores e ladrões”, disse Rosângela.

Outra medida para conter a ação dos criminosos, segundo ela, tem sido a alteração da posição das caixas controladoras nos semáforos, que agora são colocadas na parte superior do equipamento. “À medida que fazemos essas trocas, estamos recolocando as caixas em colunas mais altas”.

Só que todas as caixas disponíveis no estoque da Setran já foram instaladas e serão necessários aproximadamente 15 dias para que o novo pedido emergencial de equipamentos chegue à prefeitura. Isso fará com que parte dos cruzamentos siga com semáforos inativos por mais duas semanas.

Ainda de acordo com Rosângela, também foram instaladas em algumas dessas esquinas placas de “Pare” a fim de orientar os motoristas. “E estamos estudando a relocação de alguns semáforos de forma emergencial, os tirando de ruas menos movimentadas da cidade e levando para os cruzamentos atingidos por essa onda de criminalidade”, explicou.

No entanto, ainda que essas ações auxiliem emergencialmente o tráfego em alguns cruzamentos, ela informa que a incidência contínua dos roubos pode dificultar ainda mais o restabelecimento do funcionamento normal. “Apenas neste semestre nós tivemos 136 chamados envolvendo furtos de semáforos em 80 cruzamentos diferentes. Um deles, por exemplo, chegou a ser roubado seis vezes”, lamentou. Ao todo, foram levados 40 controladores semafóricos, e 2.764 metros de cabos.

Denúncias

Para evitar novos roubos, ela solicita que a população denuncie atividades suspeitas nos semáforos da cidade. “Precisamos que a população nos passe informações a respeito de ladrões e de suspeitos que possam estar comprando esse material. Essas informações são muito valiosas para nós”, afirmou. As denúncias podem ser realizadas ligando para o telefone 153, da GM, sempre que alguém não uniformizado estiver lidando com os aparelhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]