• Carregando...
Calçada da Rua Cândido Lopes que será trocada dentro do novo projeto de paisagismo para o trecho.
Calçada da Rua Cândido Lopes que será trocada dentro do novo projeto de paisagismo para o trecho.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

A Alameda Dr. Carlos Carvalho e seu prolongamento, a Rua Cândido Lopes, no Centro de Curitiba, vão ganhar novas calçadas e iluminação dentro de um projeto de paisagismo do trecho que vai do cruzamento com a Rua Visconde de Nácar até a Praça Tiradentes. As obras foram anunciadas pelo prefeito  Rafael Greca (DEM) em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)  com moradores e comerciantes da região quinta-feira (16).

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

O novo paisagismo da Carlos de Carvalho/Cândido Lopes faz parte do projeto Rosto da Cidade, que está revitalizando imóveis e áreas do Centro. A previsão, segundo Greca, é de que as obras comecem em 2020. “A intenção é cumprir os procedimentos licitatórios e ter condições de fazer a obra no ano que vem”, explica o prefeito.

As obras foram anunciadas após comerciantes e moradores fazerem abaixo-assinado subscrito por 170 pessoas pedindo que a revitalização implantado no lado do bairro batel da Carlos Carvalho fosse estendida também para a via no lado do Centro. No documento entregue ao prefeito, a comunidade pede a revitalização por questão de segurança e melhores condições de deslocamento de pedestres.

O Ippuc já elaborou um anteprojeto em que consta a implantação de um pavimento mais resistente, seguindo normas de acessibilidade, que deve substituir as pedras de petit-pavê. Antes das obras, o município terá de concluir o processos de licitação do projeto executivo e do projeto de obras.

Violência

Reforço na iluminação é justamente uma das reivindicações dos comerciantes da região para o trecho. A Carlos de Carvalho/Cândido de Lopes nas imediações da Biblioteca Pública e da Praça Tiradentes vem sendo alvo constante de violência. Desde 2018 comerciantes vem reclamando de arrombamentos e furtos.

Um dos casos mais recentes foi no bar A Ostra Bêbada, na esquina da Rua Ermelino de Leão com a Carlos de Carvalho. Em abril, um ladrão arrombou a porta metálica de madrugada e furtou uma TV, um tablete e R$ 200 do estabelecimento. " “Enquanto tem movimento, está tranquilo. Mas, durante a madrugada, o Centro fica totalmente vazio — e é nesses momentos que precisa de uma ronda policial”, reclamava em abril o proprietário do bar. Rafael Fusco, que participou da reunião com Greca no Ippuc junto com outros comerciantes e empresário quinta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]