• Carregando...
Lixo é mais comum em bairros com grandes aglomerados de pessoas; população deve contribuir para a limpeza | Albari Rosa / Gazeta do  Povo
Lixo é mais comum em bairros com grandes aglomerados de pessoas; população deve contribuir para a limpeza| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

De móveis usados a galhos de árvores, a prefeitura de Curitiba retira 120 toneladas de lixo dos rios por mês. Quantidade que pode ser reduzida diante dos serviços de coleta da Central 156 e também de outras organizações de Curitiba como a Rede Solidária, Pequeno Cotolengo e a Associação Paranaense de Apoio à Crianças com Neoplastia (APCN) que recolhem móveis, eletrodomésticos e coisas usadas. Em todos estes locais, o serviço funciona de forma gratuita.

Saiba mais: Bombeiros tentam restaurar viaturas centenárias da corporação

No caso da prefeitura, as equipes Olhos D’ Água realizam este trabalho em parceria com equipes de obras de drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, via solicitação no 156 ou em mutirões. Entre janeiro e setembro deste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolheu 1,1 mil toneladas de lixo. r se houvesse consciência.

Leia também: 60 mil pessoas podem perder benefício social no PR se não atualizarem cadastro

Vale lembrar que além desse serviço, o município também conta com o sistema de coleta de lixo doméstico e lixo tóxico de forma gratuita.

Saiba como e onde descartar lixo

Prefeitura

Para quem tem móveis usados, eletrodomésticos ou precisa retirar galhos de árvores e outros resíduos orgânicos e materiais de construção civil, a prefeitura tem uma programação do Departamento de Limpeza Pública e também disponibiliza o serviço da Central 156, pelo telefone e pela internet. As solicitações podem ser feitas todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, a qualquer hora do dia. Geralmente, os objetos são recolhidos em um prazo de uma semana até 15 dias.

Além destes materiais, pessoas que precisam descartar lixo tóxico como pilhas, baterias, remédios vencidos e lâmpadas fluorescentes também podem contar com o caminhão de coleta especial da prefeitura que tem 24 pontos fixos em Curitiba. Neste caso, os dias e horários podem ser consultados no site do coletalixo.

Pequeno Cotolengo

Voltado ao recebimento de doações, o Pequeno Cotolengo tem um caminhão para fazer a coleta de móveis, eletrodomésticos e outros objetos como roupas e brinquedos. Para solicitar o serviço, a pessoa pode fazer um cadastro pelo telefone 3314-1900 ou por meio do e-mail doação@pequenocotolengo.org.br. A coleta funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h e atende todos os bairros de Curitiba além de cidades da Região Metropolitana como Araucária, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Pinhais, Campo Largo e Campo Magro.

APACN

A APCN também recolhe móveis usados gratuitamente em Curitiba e Região Metropolitana. O serviço funciona em horário comercial, das 9h às 18h, e pode ser solicitado por meio do telefone (41)3024-7445. A organização avalia as condições de uso do móvel, reforma e arrecada fundos por meio de bazares.

Rede Solidária

Formada por 10 imobiliárias de Curitiba, a Rede Solidária também promove ações sociais e bazares por meio de doações. Localizada no bairro Tarumã, a organização recolhe os móveis usados por meio de agendamentos. Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (41)3079-1790 entre as 8h e 16h. Além de Curitiba, a instituição também atende os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]