• Carregando...
Sanepar já retomou a captação de água do Rio Iguaçu, paralisada por problemas com a qualidade da água.
Sanepar já retomou a captação de água do Rio Iguaçu, paralisada por problemas com a qualidade da água.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

A Sanepar identificou o produto que trouxe queda de qualidade na captação. Após análises de técnicos da companhia estadual de abastecimento foi confirmada a presença de produtos "surfactantes", com características de formação de espuma e viscosidade similar a vários tipos de detergentes. A Companhia Paranaense de Saneamento já iniciou investigação e promete começar um processo criminal para identificar a origem desse material. A empresa trabalha com a hipótese de sabotagem. Por causa do problema, a Sanepar suspendeu o rodízio na área afetada.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

A contaminação afetou 900 mil pessoas em Curitiba e região metropolitana e deixou a população preocupada quanto à qualidade da água. Ainda na noite desta terça-feira a Sanepar retomou a captação de água no rio e, nesta manhã de quarta-feira (16), a situação estava normalizada.

Segundo Sanepar, às 23 horas de terça-feira (15) foi iniciado o abastecimento nos reservatórios que recebem água a partir da unidade de tratamento do Iguaçu. O processo seguiu até as 5h da manhã, quando a água chegou no bairro Parolin. A empresa informou ainda que moradores do Portão podem enfrentar problemas pontuais, mas que a companhia está atenta para intervir e que a produção está na capacidade máxima.

O centro de testes da Sanepar realiza de hora em hora testes para verificar a qualidade do Rio Iguaçu, procedimento que é realizado cotidianamente. O Instituto Água e Terra (IAT), do governo do estado, encaminhou técnicos para verificar a qualidade da água na região com suspeita de contaminação e assim investigar se a contaminação se deu pelo aumento de chuvas ou lançamento de poluentes por alguma empresa da região. Uma equipe retornou nesta quarta-feira no Rio Pequeno, afluente do Rio Iguaçu.

Sanepar suspende rodízio em área afetada

A anormalidade constatada na água gerou a suspensão do abastecimento em bairros de Curitiba e região metropolitana. Segundo a Sanepar, o rodízio foi suspenso na região atendida pela Estação de Tratamento de Água do rio Iguaçu até o dia 18 de dezembro (sexta-feira). Depois disto, a região volta a entrar na alternância de 36 h x 36 h de água. O Paraná atravessa a pior crise hídrica da história.

Os bairros sem rodízio são: Uberaba, Cajuru, Abranches, Bigorrilho, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha, São João, Água Verde, Guaíra, Fanny e Lindoia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]