• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O calor forte e a grande quantidade de pessoas no Litoral do Paraná para a virada do ano, com estimativa da Polícia Militar de quase 1,5 milhão de pessoas nas praias, ligam o alerta para o desperdício de água. Segundo a Sanepar, nesse período de maior consumo a produção diária de água salta de 30 milhões de litros para mais de 80 milhões de litros, mas mesmo assim é importante que moradores e veranistas evitem o desperdício. Caso contrário, pode mesmo faltar água.

Leia mais: Veja dicas para evitar afogamentos em praias e rios

Somente na estação de tratamento de Praia de Leste, a maior do Litoral e que abastece os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos,- a produção diária sobe de 8 milhões de litros para 45 milhões de litros durante a temporada. E embora a Sanepar diga que a vazão maior seja uma segurança aos veranistas, a companhia também admite que consumo de água em excesso continua sendo um problema. Na temporada passada, por exemplo, um posto de saúde de Guaratuba precisou ser fechado por falta de água.

Veja também - Apenas um dos 49 pontos monitorados do litoral está impróprio para o banho

Portanto, para evitar ficar sem água nesse perído de calor intenso, é preciso seguir algumas dicas. Além do uso irracional da mangueira, outros pequenos detalhes devem ser observados. Confira:

Evite lavar calçadas e carros

Gastar água limpa com lavagem de carros e calçadas nesta época do ano é quase uma irresponsabilidade. Caso não tenha cisterna ou qualquer sistema de armazenamento de água da chuva, deixe a tarefa para depois. Ou aproveite para fazer a limpeza quando chover. A Sanepar também orienta a limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros dejetos. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.

Não troque a água da piscina todos os dias

Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade, basta adicionar água sanitária com 2% de cloro ativo, o que é suficiente para deixá-la livre de bactérias e sem aspecto sujo e esverdeado.Mas atenção! Deve ser utilizada água sanitária pura, sem aromatizantes e detergentes.

Torneira fechada

Outra medida importante é fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou a louça para evitar o desperdício de água.

Ducha rápida

Entrar em casa coberto de areia é inviável. Mas também não precisa ficar embaixo da torneira ou do chuveiro mais do que necessário. A ducha após o banho de mar deve ser rápida. Um chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]