• Carregando...
Curitiba e RMC têm 20 novos casos de sarampo; uma paciente está em estado grave
| Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas

Uma mulher de 26 anos é a primeira paciente diagnosticada com sarampo em estado grave em Curitiba. Ela adquiriu a doença por meio de outra pessoa que viajou para São Paulo. Esse é o primeiro caso grave no Paraná, já em São Paulo, onde há surto da doença, cinco pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde. Para diminuir os casos da doença no Paraná e em todo o país, uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira (7).

Além desse, outros 19 casos da doença foram confirmados nesta semana em Curitiba e Região Metropolitana, segundo o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). Segundo a pasta, somente a mulher de 26 anos está em estado grave. De acordo com o boletim dessa semana, 17 foram registrados em Curitiba, um em Colombo, um em Pinhais e um em São José dos Pinhais.

Em 2019, já foram registrados 59 casos de sarampo no Paraná. Desses, 45 casos em Curitiba, um Campina Grande do Sul, um em Campo Largo, três em Colombo, um em Fazenda Rio Grande, dois em Pinhais e um em São José dos Pinhais. No interior do estado, há um em Ponta Grossa, dois em Maringá, um em Rolândia e um em Jacarezinho.

Do total de confirmados em Curitiba no ano, 15 são importados - grande maioria infectado em São Paulo -, e 30 por transmissão secundária - quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou.

Além desses, as secretarias de saúde de Curitiba e do Paraná ainda investigam outros 200 casos da doença em Curitiba. Grande parte dos diagnósticos só poderá ser confirmado após a realização de exame de sangue, coletado 7 dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele. A maioria das pessoas infectadas têm entre 20 e 29 anos.

Campanha de Vacinação 

A partir desta segunda-feira (7) começa em Curitiba, assim como em todas as cidades brasileiras, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, do Ministério da Saúde. A ação tem o objetivo de interromper a circulação do vírus no país.

A imunização pode ser feita de segunda a sexta-feira, nas 110 unidades básicas de saúde de Curitiba. Não há vacina nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

A campanha será feita em duas etapas. A primeira começa na segunda (7) e vai até dia 25 de outubro. Na primeira fase o público-alvo são as crianças de 6 meses e menores de 5 anos.

Já a segunda etapa da campanha ocorre entre os dias 18 e 30 de novembro, também de segunda a sexta-feira, o público-alvo são jovens de 20 a 29 anos de idade.

Para reforçar a vacinação, as unidades de saúde abrirão em dois sábados: 19 de outubro (para vacinar crianças) e 30 de novembro - esses serão os Dias D da campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]