• Carregando...
Vacina é a melhor prevenção contra o sarampo
Vacina é a melhor prevenção contra o sarampo| Foto: Priscilla Mafra/GESP

Curitiba teve o primeiro caso de sarampo confirmado após 21 anos. O comunicado foi feito nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), elevando para dois os pacientes com registro da doença no Paraná. Segundo a pasta, trata-se de um caso importado, de um homem de 54 anos que esteve em São Paulo e no Norte do país, duas regiões onde há surto da doença. O paciente segue internado.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A secretaria disse ainda que todas as medidas de bloqueio para evitar que o vírus se alastre foram tomadas, o que inclui vacinação preventiva das centenas de pessoas que tiveram contato com o paciente. A SMS não informou onde o homem está internado, conforme protocolo.

Com o novo registro, já são dois os casos da doença no Paraná. A primeira confirmação, tornada pública no dia 7 de julho, foi em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A paciente também foi infectada pelo vírus em São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, já chegam a 997 os casos confirmados neste ano no estado paulista. Santa Catarina, outro estado com o qual Paraná faz fronteira, tem 15 registros confirmados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colocou o Paraná em alerta para o sarampo no dia 22 de julho, quando ainda não havia casos confirmados no estado, mas São Paulo já tinha um grande acumulado de casos.

Vacinação

Diante da confirmação do primeiro caso importado da doença em Curitiba, a SMS reforça o alerta para a vacinação, principalmente para quem for viajar para os locais de surto. A vacina é indicada para pessoas de 1 a 49 anos, mas para quem irá viajar, a faixa etária é ampliada para os 6 meses aos 59 anos de idade.

As vacinas estão disponíveis em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não estão dentro do cronograma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]