• Carregando...
Satélites aparecem alinhados no céu. Em Curitiba, observação pode ser feita antes do nascer do sol
Satélites aparecem alinhados no céu. Em Curitiba, observação pode ser feita antes do nascer do sol| Foto: Reprodução/Parque da Ciência

Dezenas de pontos luminosos se movendo em linha reta pelo céu, todos perfeitamente alinhados. Embora pareça, a cena não tem nada a ver com discos voadores, mas de uma proeza humana: trata-se de um verdadeiro comboio de satélites enviado para o espaço e que pode ser observado a olho nu ao longo dos próximos dias.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

E o evento realmente chama a atenção. São cerca de 60 satélites que foram enviados para fora da Terra pela empresa norte-americana SpaceX como parte de um programa que pretende enviar 12 mil satélites para distribuir internet em todo o planeta. Por estarem ainda em órbita baixa, é fácil observá-los no céu sem a necessidade de equipamentos especiais.

Como explica o diretor do Parque da Ciência, Anisio Lasievicz, é justamente por estarem a uma altura relativamente baixa é que dá a impressão de que eles estão seguindo em fila, como em um comboio. Segundo ele, as estruturas estão a uma altitude entre 340 e 1.100 quilômetros. Contudo, à medida que o tempo passa, cada um dos satélites vai para sua órbita, se afastando e diminuindo a sensação de que estão alinhados.

“Os satélites foram lançados na quinta-feira da semana passada (23). O problema é que, depois de umas três semanas, essa configuração vai se perder”, explica Lasievicz. De acordo com o especialista, a passagem dos satélites será bastante semelhante à da Estação Especial Internacional, ou seja, pontos bastante luminosos no céu se movendo em linha reta.

Como observar

Quem quiser observar a fila de satélites vai ter que acordar bem cedo. Embora eles passem pelos céus curitibanos todos os dias, eles são visíveis somente antes do nascer do sol. Nesta segunda-feira (03), a fileira da SpaceX vai surgir no céu às 5h40 e vai ser visível por cerca de cinco minutos. Já na terça-feira (04), a passagem é ainda mais cedo, às 5h13, com a passagem terminando às 5h15.

Além disso, como todo curitibano já sabe, a observação depende ainda de um fator um tanto quanto complicado: o tempo. Para ser possível visualizar os satélites, o céu precisa estar com poucas nuvens. De acordo com a previsão do Simepar, a previsão para os dois dias é de nebulosidade variável, o que pode dificultar a visualização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]