• Carregando...
Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.| Foto: LineuFilho / Tribuna do Paraná

“Ninguém vai ao Parque Barigui amanhã”, o pedido para não comparecer ao Parque Barigui, na quarta-feira (20), data do início oficial da imunização contra a Covid-19 em Curitiba, foi feito pela secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, na manhã desta terça-feira (19). O apelo, em tom firme, foi feito durante entrevista para a Tribuna do Paraná, concedida na Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O local é de onde as doses da vacina Coronavac começaram a ser distribuídas aos municípios nesta manhã, pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa).

RECEBA notícias do Paraná pelo Whatsapp

O centro de eventos do Parque Barigui será palco do lançamento da campanha de vacinação na capital paranaense, com a imunização de 200 profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus. Depois disto, as vacinações seguirão a ordem dos grupos prioritários dos planos municipal e nacional de imunização, além de terem que ser agendadas previamente por aplicativo. Do total das doses encaminhadas ao Paraná, Curitiba ficará com 24.440.

“Amanhã [quarta-feira] a gente vai fazer um lançamento, com os nossos 200 vacinadores. Vamos vacinar eles, que estão na linha de frente todo tempo. A gente trouxe técnico de enfermagem e enfermeiros da nossa rede, que estão em atendimento, para fazer essa atividade vacinação”, explicou Márcia, que também detalhou como serão as próximas etapas da vacinação na cidade.

“Nesse primeiro momento, [começando] nessa semana ainda [e seguindo] provavelmente até terça (26) ou quarta-feira (27) da semana que vem, nós vamos a 127 instituições que atendem idosos em Curitiba. São 127 locais, asilos, casas de apoio, repouso. Nós vamos vacinar os idosos que lá vivem e seus cuidadores”, disse a secretária.

Depois dos idosos, será a vez dos profissionais de saúde de Curitiba, que atendem os pacientes com Covid-19. “Provavelmente na quarta-feira da semana que vem que nós vamos começar [a vacinar o outro grupo]. São os profissionais de saúde da linha de frente: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, pessoal da limpeza, fisioterapeuta. Nós já temos a lista. Ninguém vai ao Parque Barigui diretamente, porque nós vamos agendar com todas as pessoas. Elas vão receber [informação sobre a data] pelo aplicativo, pela mídia. Nós vamos informar os grupos que vão sendo vacinados para evitar tumultos e aglomeração”, ressaltou.

Outros grupos

Após os profissionais de saúde da linha de frente, segundo o plano de imunização contra a Covid-19 anunciado pelo prefeito Rafael Greca (DEM) na segunda-feira (18), receberão a vacina os indígenas aldeados no Campo de Santana.

“A partir daí seguiremos os grupos prioritários conforme o plano nacional e Municipal de imunização. A serenidade é o começo da cura, cidade inteligente que é, Curitiba saberá consultar o aplicativo e, com ordem e com muita urbanidade, procurar a imunização. Não vamos fazer nada que intensifique a pandemia nesta reta final”, informou o prefeito.

Preparativos no Barigui

No Parque Barigui, a montagem da estrutura do Pavilhão da Cura ainda era “tímida” na manhã desta terça-feira, como verificou a reportagem. No pavilhão do centro de eventos, apenas cerca de 10 funcionários de empresas terceirizadas faziam pinturas e organizavam uma sala. Mas a segurança do local já era reforçada, com a presença de duas viaturas da Guarda Municipal e controle de acesso das pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]