• Carregando...
Trânsito é complicado nas imediações de provas da 2.ª fase do vestibular da UFPR | Angieli Maros
Gazeta do Povo
Trânsito é complicado nas imediações de provas da 2.ª fase do vestibular da UFPR| Foto: Angieli Maros Gazeta do Povo

Começou neste domingo (26) a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São esperados 13.323 candidatos, que disputam as 5.439 vagas ofertadas pela instituição. Os portões abriram às 12h40 e fecharam, pontualmente, às 13h30, sem nenhum minuto de tolerância. Alguns candidatos chegaram atrasados e não puderam entrar para fazer a prova, que começou a ser aplicada a partir das 14h.

Um dos atrasados é o estudante André Andrade, de 20 anos. Ele mora em Campina Grande do Sul e disse que saiu tarde de casa, por volta das 13h, para fazer a prova no campus Politécnico da UFPR, em Curitiba. “Eu dei uma bobeada”, lamentou o candidato, que tentaria uma vaga em Engenharia Civil, depois de trancar o curso em Tecnologia da Informação. Ele passou com três pontos acima da nota de corte e agora espera que consiga uma vaga pelo Enem.

A prova começou às 14h e os candidatos têm quatro horas e meia para terminar. O teste deste domingo é de compreensão e produção de textos, comum a todos os candidatos. Segundo informações da universidade, não houve imprevistos nesta segunda fase do vestibular.

Trânsito

Pouco antes de fechar os portões, o trânsito ainda estava complicado nos locais de prova, especialmente nas imediações do Politécnico. Na rua Alberto Twardowski houve congestionamento, tanto que alguns candidatos saíram dos carros e foram a pé até o campus.

Recepção

Como na prova da 1.ª fase, veteranos receberam os futuros calouros com brincadeiras e desejo de boas provas. Essa recepção vem se tornando uma tradição. Em frente ao prédio administrativo, os estudantes de Engenharia Civil aproveitaram para vender água e canetas.

Segunda-feira

Na segunda-feira (27)  são realizadas as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, com sete questões discursivas. As provas que cada candidato vai responder variam, de acordo com o curso pretendido. Parte dos inscritos fará só a prova de redação, no domingo.

Também na segunda (27) são realizadas as provas específicas de  Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música, que envolvem o teste de habilidades técnicas.

A UFPR oferta 119 cursos de graduação. O resultado final do vestibular 2017/2018 da UFPR deve sair no dia 12 de janeiro de 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]