• Carregando...
Nova sede da 1ª Cia do 13º Batalhão da PM vai  para região entre os shoppings Palladium e Total, no Portão | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo/Arquivo
Nova sede da 1ª Cia do 13º Batalhão da PM vai para região entre os shoppings Palladium e Total, no Portão| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo/Arquivo

Os shoppings Palladium e Total, em Curitiba, anunciaram nesta sexta-feira (3) que vão bancar a construção de uma unidade da Polícia Militar (PM) no bairro Portão, onde ficam os dois estabelecimentos. As obras, contudo, não significam a criação de um novo posto da corporação na capital, mas a transferência da 1ª. companhia do 13° Batalhão da PM, até então localizada às margens da Avenida Presidente Kennedy, entre os bairros Guaíra e a Água Verde.

Leia também: “Cortesias” oferecidas a PMs causam polêmica em bairro nobre de Curitiba

O comunicado da mudança foi feito nesta sexta-feira (3) pelo Grupo Tacla, empresa gestora do Shopping Palladium. Segundo a empresa, a nova sede da companhia será erguida na Praça Tito Schier, ponto que separa o Palladium do Shopping Total e que hoje já tem um módulo da Guarda Municipal em funcionamento. Procurada, a prefeitura disse que não há informações, até o momento, de que esta unidade da GM será desativada.

O terreno começou a ser demarcado por engenheiros na última segunda-feira (30) e a previsão é de que as obras comecem em breve. No entanto, ainda não há confirmação se a unidade será inaugurada antes do Natal. A nova sede ocupará uma área de 671 m², sendo 314 m² de área construída, terá um contingente de 90 policiais e seu funcionamento 24 horas.

Além disso, o espaço terá reforço de um posto móvel da Polícia Militar. No local, serão feitos atendimentos e encaminhamento de crimes considerados de menor potencial, como, por exemplo, uso de drogas, lesão corporal, crimes de trânsito, perturbação do sossego. Apesar de ficar no Água Verde, a 1ª. companhia atende os bairros Portão, Fanny, Guaíra, Lindóia e Novo Mundo.

Como se trata de uma obra privada, o valor estimado para tirar o projeto do papel não foi repassado. A Polícia Militar não confirmou a informação, embora, conforme o Grupo Tacla, dois representantes do batalhão tenham participado da entrega do alvará de liberação para o início das obras durante a semana.

Três anos de conversa

A transferência de endereço da 1ª. companhia do 13° Batalhão da PM foi discutida por aproximadamente três anos. De acordo com o vereador Tico Kuzma (PROS), que acompanhou as negociações da mudança, a iniciativa foi encabeçada pelo Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Portão, que, por sua vez, desenhou o projeto a partir da orientação de alguns policiais que trabalham na região.

Conforme o vereador, o terreno onde a nova sede será erguida pertence à Companhia de Habitação do Paraná (Cohab), que autorizou a concessão do espaço por 20 anos, prorrogáveis por mais 20. “A situação dessa 1ª. companhia é que ela fica muito perto da divisa com o bairro Água Verde e já do outro lado da [Avenida Presidente] Kennedy ela nem pode atender porque não pertence mais ao 13º. Batalhão”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]